PR reúne-se com a Directora executiva do Programa Mundial de Alimentação

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se no dia 30 de Janeiro de 2024, com a directora executiva do Programa Mundial de Alimentação (PMA), Cindy Maccain.

Refira-se que, no dia 29 de Janeiro corrente, Filipe Nyusi, participou na Cimeira Itália-Africa e teve encontros separados com o homólogo italiano, Sergio Mattarela e a Primeira-Ministra da Itália, Georgia Meloni.

A Itália, tem grandes investimentos em Moçambique, sobretudo na área de hidrocarbonetos, através da multinacional ENI, que explora o gás natural liquefeito, na bacia do Rovuma, em Cabo Delegado.

Actualmente, o gás é tido como um dos combustíveis fósseis mais limpo, produzindo menos emissões e poluentes para a atmosfera.

A multinacional italiana ENI e seus parceiros decidem ainda este ano se avançam para um novo investimento na área 4 da Bacia de Rovuma.

O primeiro projecto da ENI e parceiros, está a ser implementado no Coral Sul, em offshore, ou seja em ambiente marinho, tal como será o segundo, denominado por Campo Coral que tem um potencial de aproximadamente 500 mil metros cúbicos de gás natural.

Em relação a conferência Itália-África, salienta-se o anúncio da Primeira-Ministra, Giorgia Meloni, da disponibilização inicial de 5.5 mil milhões de euros, para o financiamento de infra-estruturas físicas e digitais, formação profissional, promoção de emprego, clima e combate ao terrorismo, a nove países, incluindo Moçambique.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM