Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, defende que as Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC) devem ser usadas como uma ferramenta para alavancar o desenvolvimento inclusivo em Moçambique. Maleiane falava, na manhã do dia 05 de Junho de 2024, na abertura da 11ª Edição da Expo Digital de Moçambique, a Moztech.

De acordo com o governante, o tema escolhido para esta edição da Moztech, remete o país a uma reflexão conjunta sobre a problemática do impacto do crime cibernético que tem vindo a aumentar, afectando negativamente o desenvolvimento da economia nacional e internacional.

Por isso, em 2014, foi revisto o código penal, de modo a incluir elementos ligados aos crimes informáticos e fraudes electrónicas. Maleiane disse ainda que está em implementação a Política Nacional de Segurança Cibernética e a respectiva Estratégia, ente outras acções que visam a protecção de infra-estruturas e outros activos.

Do evento, Adriano Maleiane espera que saiam propostas concretas para o combate aos crimes informáticos, bem como para a transformação tecnológica do país e molhorias na governação.

Na ocasião, o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, considerou a expo digital, Moztech, uma iniciativa de capital importância para a promoção da transformação digital, uma das prioridades do sector que dirige.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM