Naidy Parruque orienta abertura da oficina de trabalho de ciência
A esposa do Governador da Província de Maputo, Naidy Parruque, falava ontem, 19 de Outubro corrente, no Complexo Palhota, Posto Administrativo da Matola-rio, Distrito de Boane, na abertura da Oficina de Trabalho de Ciência de DPI para os Decisores Políticos, que decorre de 19 a 22 de Outubro do corrente ano, levado a cabo pela PATH.
O desenvolvimento da Primeira Infância, representa uma das fases mais importantes em que se constrói o alicerce do homem, a base onde são fixadas as estruturas para a vida. As experiências iniciais positivas estabelecem a função para o desenvolvimento saudável, da mesma forma que as experiências negativas podem enfraquecer essa função.
Em Moçambique, apesar de alguns avanços na promoção do desenvolvimento físico e psicomotor da criança através do sector da saúde, existe ainda uma necessidade de complementar estes ganhos com outras acções multi-sectoriais.
O Sector da Saúde desempenha um papel importante no desenvolvimento da primeira infância, porque é o único sector que garante o contacto sistemático com as crianças e os cuidadores durante os primeiros 1.000 dias, período que vai desde a gravidez até aos primeiros 2 anos de vida da criança.
Naidy Parruque encorajou aos participantes a promover a elaboração de planos de acção dos diferentes sectores para implementar intervenções viáveis e eficazes para o DPI na Província de Maputo. Afirmou que ao longo da oficina, cada instituição deve identificar oportunidades reais e possíveis de integrar, dentro do seu plano de trabalho, intervenções em prol do bem-estar das crianças da Província de Maputo.
A esposa do Governador de Maputo realçou que o investimento na Primeira Infância é a melhor estratégia para a promoção da experiência plena de ser criança, de contribuir para o desenvolvimento humano saudável, requisito essencial para o desenvolvimento sustentável de uma Nação.
Comentários
Enviar um comentário