Amélia Muendane outorgada Patrona da Escola Superior de Gestão Corporativa e Social

 

A presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Amélia Muendane, foi no dia 12 de Dezembro, outorgada Patrona da Escola Superior de Gestão Corporativa e Social em reconhecimento do seu engajamento acadêmico, profissionalismo, integridade e liderança enquanto servidora pública.

Durante a apresentação do elogio a Patrona, o Professor António Niquice, referiu que Amélia Muendane foi outorgada Patrona da Escola Superior de Gestão Corporativa e Social pelo seu “reconhecido mérito profissional acadêmico e intelectual, e vai inspirar acima de tudo gerações vindouras com parte daquilo que é o seu legado que é a sua trajetória enquanto intelectual, enquanto profissional, enquanto acadêmica moçambicana que ao longo dos tempos dedicou e tem dedicado a sua vida e obra na pesquisa, mas também na disseminação de valores de boas práticas no seu percurso, quer ao nível da carreira, mas também com servidora pública”.

“Hoje falamos da estabilidade do país do ponto de vista macroeconômico e é naturalmente incontornável o papel que a Presidente da Autoridade Tributária desempenha sobre ponto de vista de liderança, é uma mulher que consegue de forma incontornável assumir e assegurar com determinação, com garra. Isso significa que em Moçambique temos mulheres com garras, temos mulheres que nos orgulham”, disse Niquice para posteriormente assegurar que Amélia não precisou de “elevador” para chegar ao cargo que ocupa no presente.

Para o Docente e Investigador António Niquice  “Amélia Muendane é uma mulher que tem um percurso de uma mulher batalhadora, uma mulher que só com o seu sentido de humildade integridade de baixo foi subindo pelas escadas não pelo elevador e hoje está onde está porque acreditou que é possível sobretudo através da ciência e conhecimento passar a sua contribuição para o desenvolvimento sócio – econômico e político do nosso país porque além de ser uma activista de causas sociais é activista política”

Por seu turno, Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Amélia Muendane, ora outorgada Patrona da Escola Superior de Gestão Corporativa e Social, felicitou aquele estabelecimento de ensino pelo atrevimento num mercado complexo e por ter procurado “penetrar e fazer transformações e assegurar que tenhamos conhecimento dedicado para o mercado. Um conhecimento que olha o potencial econômico e histórico do nosso país, assegurando que a transferência do conhecimento seja baseada no vazio que nós temos”. Segundo Muendane isto mostra que “não é possível construir um país sem conhecimento científico”.

Amélia Muendane competia para o cargo de Patrona com várias personalidades nacionais de destacado mérito acadêmico.  Visivelmente emocionada pela distinção, Muendane disse que “O compromisso que acabamos de testemunhar representa para mim uma grande e complexa responsabilidade sobretudo se olharmos para a dimensão da Escola a nível nacional e internacional. Por isso não estou certa da suficiência do meu potencial do conhecimento científico para honrar plenamente o dever de Madrinha, todavia, acredito que com o apoio de todos iremos juntos continuar a construir risonho dos fundadores da iniciativa”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha