Câmeras de velocidade serão instaladas em oito locais ao redor de Maputo

 

A Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA) financiará um projeto de 1,8 milhão de euros, para melhorar a segurança rodoviária em Maputo, incluindo a instalação de câmeras para controle de velocidade e detecção de infrações.

De acordo com o aviso de licitação para construção, consultado hoje pela Lusa, o concurso lançado pela agência sul-coreana está aberto até 14 de agosto e prevê que o trabalho seja realizado, com conclusão em dez meses, em oito locais nas cidades vizinhas de Maputo e Matola.

Especificamente, consiste em instalar travessias de zebra, faixas de ruído, semáforos e câmeras para “prevenir violações de sinais de trânsito e de trânsito”.

Os trabalhos no âmbito do “Projeto de Melhoria da Segurança Rodoviária e Capacitação Institucional de Moçambique” promovido pela KOICA, com o apoio do governo moçambicano, também incluem a instalação de iluminação LED em áreas escolares, resurfacing de estradas, pontes de pedestres e barreiras centrais nas estradas para evitar cruzamentos irregulares.

O projeto, de acordo com o aviso de concurso, é avaliado em mais de US$ 2 milhões.

Moçambique registrou um total de 387 mortes por acidentes rodoviários no primeiro semestre deste ano, uma redução de 11% em comparação com as 434 mortes registradas no mesmo período de 2022, de acordo com um comunicado do ministério dos transportes.

As mortes resultaram de um total de 357 acidentes rodoviários registrados no mesmo período, que também causaram 295 ferimentos graves e 412 ferimentos leves, de acordo com o relatório do Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique, relatado anteriormente pela Lusa.

O ministério aponta o excesso de velocidade, deficiências mecânicas, má passagem de pedestres, corte prioritário, ultrapassagem irregular e dirigir embriagado como as principais causas de acidentes rodoviários.

De acordo com o resumo, a taxa de acidentes rodoviários e suas consequências diminuiu em 2023, em comparação com o ano passado, um fator que resulta das ações de mitigação implementadas pelas autoridades.

Entre essas ações estão “cheques de velocidade e de direção sob o efeito do álcool, verificações de inspeção técnica do veículo, campanhas de conscientização sobre o uso de capacetes por ciclistas e motociclistas e palestras de segurança rodoviária”.

Fonte: Lusa

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