Moçambique assina acordos de financiamento para linha de transporte de energia Temane-Maputo




Financiamentos no valor de 506,7 milhões de dólares para a execução do projecto de transporte de energia eléctrica Temane-Maputo foram quarta-feira assinados em Maputo entre o governo de Moçambique e diversas instituições estrangeiras, noticiou a imprensa moçambicana.

O projecto de transporte da linha de transporte de Temane para Maputo, com uma extensão de 563 quilómetros, está integrado na Central Térmica de Temane a gás natural com capacidade de produzir 400 megawatts, a maior no país construída no período pós-independência, com um custo estimado em 1,3 mil milhões de dólares.

A construção da linha de transporte, orçada em 551,2 milhões de dólares, com início previsto para finais do primeiro semestre de 2020 e a sua conclusão para finais de 2023, consistirá na edificação de um troço de 340 quilómetros entre Vilanculos-Chibuto (províncias de Inhambane e Gaza), 180 quilómetros no troço Chibuto-Matalane (Gaza-Maputo) e 43 quilómetros no troço Matalane-Maputo.

As instituições estrangeiras envolvidas no financiamento são, segundo o matutino Notícias, de Maputo, o governo da Noruega, Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento Africano, Banco Islâmico de Desenvolvimento, Fundo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e o Banco de Desenvolvimento da África Austral.

O Presidente moçambicano, que discursou na ocasião, afirmou que a construção da linha Temane-Maputo constitui a primeira fase da linha Tete-Maputo, também chamada por “espinha dorsal”, que permitirá o desenvolvimento de infra-estruturas eléctricas integradas, que servirão para sustentar a industrialização de Moçambique e da África Austral.

A central de Temane, uma vez concluída, permitirá adicionar 400 megawatts à rede nacional de energia eléctrica, o correspondente a 16% da capacidade de produção de Moçambique.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM