Criada autoridade para gestão de medicamentos



A GESTÃO de medicamentos no país poderá melhorar, com a entrada em funcionamento da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME), cujos estatutos foram aprovados ontem pelo Governo.

De acordo com o porta-voz da 41ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, Filimão Suazi, os estatutos delimitam as regras de organização, gestão, funcionamento e definição das competências dos órgãos da ANARME.

Pretende-se assim melhorar a gestão de medicamentos e sua distribuição.

O Executivo apreciou e aprovou também a proposta de revisão da Lei dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, a submeter à Assembleia da República (AR).

Pretende-se, com esta revisão promover e proteger as obras literárias, artísticas e científicas, bem como os direitos dos respectivos autores, artistas, interpretes, executores de fonogramas de videogramas e dos originais de radiodifusão.

“A finalidade da presente revisão é estimular a criação e a produção do trabalho intelectual na área de literatura, da arte e ciência”, disse o porta-voz do Conselho de Ministros, falando a jornalistas no fim da sessão do Conselho de Ministros.

Acrescentou que ainda ontem, o Governo aprovou o decreto que cria o Serviço Nacional de Sangue - Instituto Público (SENASA, IP).

Este instrumento ajusta os mecanismos de gestão e de funcionamento institucional, com vista a assegurar a gestão, coordenação, orientação, regulamentação, formação, acreditação, monitoria, bem como a fiscalização das actividades relacionadas com a doação e transfusão de sangue e seus derivados.

Na quadragésima primeira sessão do conselho de ministros foi também aprovado o decreto que actualiza a natureza de funcionamento do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

Esta actualização visa, segundo o porta-voz, responder os actuais desafios nacionais sobre as mudanças climáticas e a observância dos padrões internacionais definidos pelas agências especializadas das Nações Unidas.

Nesta sessão foi também objecto de apreciação pelo Conselho de Ministros, o balanço e perspectivas da aplicação das medidas de prevenção do novo coronavírus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha