ETAR de Infulene beneficia de reabilitação






A Estação de Tratamento de Águas Residuais do Infulene (ETAR) vai beneficiar de reabilitação e expanção, fruto de fundos mobilizados pelo Governo de Moçambique junto do Banco Mundial, no âmbito do projecto de saneamento Urbano na Região do Grande Maputo.

O Projecto, orçado em cerca de 13 milhões de dólares, as obras iniciaram em Agosto do presente ano e está previsto o término para Fevereiro de 2023.

 
As obras consistem na construção de nova infra-estrutura de entrada de esgoto que inclui uma estação de bombagem e instalação de equipamento electromecânico, reabilitação de quatro lagoas existentes e construção de mais quatro lagoas, construção de um leito de macrófitas (wetland) para remoção de nutrientes. Construção de um dique de protecção contra inundações bem como de uma plataforma de secagem de lamas fecais.
 
Com a conclusão das obras a reposição da capacidade de tratamento passará de 15,000 para 90,000 habitantes, mas também haverá aumento da capacidade instalada de tratamento de 90,000 para 128,000 habitantes. Por outro lado haverá disponibilidade de água tratada descarregada ao rio infulene, para uso de agricultura, com qualidade obedecendo parâmetros regulamentares, melhoria no controle de proveniência e qualidade das lamas fecais recebidas bem como a disponibilização regular de lamas fecais tratadas para uso como fertilizantes.
 
Na ocasião, o Presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche, disse que “os serviços de saneamento e drenagem que passam a ser compartilhados, no âmbito do Projecto de Saneamento Urbano, são uma oportunidade de maior colaboração e cooperação inter-municipal e, certamente, com impactos ambientais e socio-económicos significativos.”

Para garantir a sustentabilidade da infraestrutura, o Edil de Maputo garantiu a criação de uma unidade técnica municipal independente, responsável pela implementação e desenvolvimento do projecto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol