Jovens desafiados a assumir o protagonismo do desenvolvimento em Maputo





Promover a participação e criatividade no seio da juventude visando dar voz aos jovens através da sua participação nos processos de tomada de decisão e na governação municipal foi o pano de fundo da III Reunião Municipal da Juventude, realizada em reconhecimento dos jovens pelo seu contributo no desenvolvimento social, económico, político e cultural da Edilidade.

Para o Presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche, o seu elenco confere "especial atenção aos jovens em consideração, não só à sua força numérica, como também à responsabilidade que têm na identificação e solução inovadoras dos problemas do presente e do futuro. Esperamos que este encontro possa contribuir para o fortalecimento do associativismo juvenil, e, igualmente, para o engradencimento progressivo do Município de Maputo", afirmou.

Por seu turno, o Vereador da Juventude e Cidadania, Nércio Duvane, disse que a Edilidade, em prol dos jovens no período referente a 2019 ao III trimestre de 2021, atribuiu 467 kits de auto emprego em diversas áreas profissionalizantes, impulsionou programas de estágios pré-profissionais com 1481 jovens integrados em instituições públicas e privadas; capacitou jovens em diversos domínios desde, pintura, construção civil, serralharia, mecânica e outros; estão em curso três obras de quadras desportivas polivalentes que irão permitir que os jovens aos níveis dos bairros possam praticar o desporto; entre demais actividades.

O Presidente do Conselho da Juventude da Cidade de Maputo, CJCM, Ussene Ussene referiu que "a cidade de Maputo é um território de múltiplas facetas, exploremos cada uma delas, buscando todo potencial que esta pode oferecer, reiventemo-nos na busca de soluções para os nossos próprios dilemas, façamos parte das soluções e sejamos a geração das soluções dos nossos problemas protagonizando o desenvolvimento desta cidade. Deixemos a nossa marca façamos o nosso caminho para que as gerações futuras tenham orgulho da nossa geração façamos história por meio da reinvenção".

A III reunião Municipal foi corporizada por debates que enalteceram questões relacionadas com desenvolvimento sob impulso da juventude, perspectivas inovadoras para a geração de produtos e serviços competitivos no mercado, iniciativas juvenis inovadoras para o empoderamento comunitário.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol