Jovens desafiados a assumir o protagonismo do desenvolvimento em Maputo





Promover a participação e criatividade no seio da juventude visando dar voz aos jovens através da sua participação nos processos de tomada de decisão e na governação municipal foi o pano de fundo da III Reunião Municipal da Juventude, realizada em reconhecimento dos jovens pelo seu contributo no desenvolvimento social, económico, político e cultural da Edilidade.

Para o Presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche, o seu elenco confere "especial atenção aos jovens em consideração, não só à sua força numérica, como também à responsabilidade que têm na identificação e solução inovadoras dos problemas do presente e do futuro. Esperamos que este encontro possa contribuir para o fortalecimento do associativismo juvenil, e, igualmente, para o engradencimento progressivo do Município de Maputo", afirmou.

Por seu turno, o Vereador da Juventude e Cidadania, Nércio Duvane, disse que a Edilidade, em prol dos jovens no período referente a 2019 ao III trimestre de 2021, atribuiu 467 kits de auto emprego em diversas áreas profissionalizantes, impulsionou programas de estágios pré-profissionais com 1481 jovens integrados em instituições públicas e privadas; capacitou jovens em diversos domínios desde, pintura, construção civil, serralharia, mecânica e outros; estão em curso três obras de quadras desportivas polivalentes que irão permitir que os jovens aos níveis dos bairros possam praticar o desporto; entre demais actividades.

O Presidente do Conselho da Juventude da Cidade de Maputo, CJCM, Ussene Ussene referiu que "a cidade de Maputo é um território de múltiplas facetas, exploremos cada uma delas, buscando todo potencial que esta pode oferecer, reiventemo-nos na busca de soluções para os nossos próprios dilemas, façamos parte das soluções e sejamos a geração das soluções dos nossos problemas protagonizando o desenvolvimento desta cidade. Deixemos a nossa marca façamos o nosso caminho para que as gerações futuras tenham orgulho da nossa geração façamos história por meio da reinvenção".

A III reunião Municipal foi corporizada por debates que enalteceram questões relacionadas com desenvolvimento sob impulso da juventude, perspectivas inovadoras para a geração de produtos e serviços competitivos no mercado, iniciativas juvenis inovadoras para o empoderamento comunitário.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM