China oferece a Moçambique estação receptora de dados meteorológicos



A China doou uma estação terrestre receptora de dados recolhidos pelo satélite meteorológico Fengyun – 2H a Moçambique, para ajudar o país a acompanhar a evolução dos ciclones tropicais na região, informou a agência noticiosa AIM.
O embaixador da China, Su Jian, entregou o equipamento ao Instituto Nacional de Meteorologia, numa cerimónia ocorrida em Maputo, capital moçambicana, e que foi testemunhada pela vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo.
Moçambique é ciclicamente assolado por vários fenómenos naturais, estando províncias do Norte e do centro do país a serem actualmente fustigadas por chuvas intensas e ventos fortes, que já causaram centenas de desalojados e a destruição de infra-estruturas destruídas, afectando milhares de pessoas.
Em Abril de 2019, depois da passagem dos ciclones Idai e Kenneth, o Presidente da República, Filipe Nyusi, visitou a China, onde pediu apoio, nomeadamente em termos meteorológicos, tendo, em resposta, a Administração Meteorológica da China anunciado a doação de um sistema de recepção de dados via satélite para Moçambique, agora entregue.
O embaixador chinês disse que a entrega do sistema é o resultado do compromisso assumido pelo governo da China no sentido de ajudar Moçambique a reforçar a capacidade de prevenção e redução das calamidades naturais, assumido em 2018 na Cimeira de Pequim e no segundo Fórum da iniciativa Faixa e Rota.
“A acção chinesa de doar uma estação terrestre receptora de sinais de satélite meteorológico Fengyun em Moçambique vai ajudar o país a fortalecer as observações meteorológicas e reforçar as capacidades de prevenção e resposta imediata às calamidades”, salientou Su Jian.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM