Vicente Joaquim desafia produtores a absorver o excedente ao mercado

 

O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, desafiou na tarde desta quarta-feira12 de Abril, os Agricultores da Cidade de Maputo, a redobrar os esforços de modo assegurar que a produção excedentária seja absorvida pelo mercado, reduzindo assim as perdas pós-colheita, nesta campanha de comercialização agricola onde se prevê a colocação, nos mercados local e da região, de 179.117 toneladas de culturas.

Entre os produtos a serem comercializados, destacam-se 172.467 de hortícolas, 5.069 de raízes e tubérculos, 1.382 de leguminosas e 197 de cereais.

Na ocasião, o Governante reconheceu os desafios enfrentados pelos comerciantes, por isso garantiu que as autoridades estão a criar sinergias entre os sectores público, privado e a sociedade civil para a sua resolução.

“O sector agrícola é fundamental para a promoção do crescimento económico, redução da pobreza, melhoria do padrão de vida das populações e do desenvolvimento humano, por isso que, o Governo continua a trabalhar para a operacionalização dos mecanismos de acesso ao financiamento, promover investimentos na reabilitação, expansão e modernização de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento do comércio agrícola e organização social dos produtores”, afirmou o Governante.

Por seu turno, o Engenheiro Agrônomo Estavao João, reconheceu os esforços empreendidos pelo Governo no processo, porém, disse que os produtores ainda têm  desafios no sector dos transportes para o escoamento, bem como de tecnologias que garantem maior qualidade dos produtos que chegam aos consumidores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Município de Maputo procede à limpeza e desobstrução de coletores entre as Avenidas Frédéric Engels e Marginal

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos