Vicente Joaquim desafia produtores a absorver o excedente ao mercado

 

O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, desafiou na tarde desta quarta-feira12 de Abril, os Agricultores da Cidade de Maputo, a redobrar os esforços de modo assegurar que a produção excedentária seja absorvida pelo mercado, reduzindo assim as perdas pós-colheita, nesta campanha de comercialização agricola onde se prevê a colocação, nos mercados local e da região, de 179.117 toneladas de culturas.

Entre os produtos a serem comercializados, destacam-se 172.467 de hortícolas, 5.069 de raízes e tubérculos, 1.382 de leguminosas e 197 de cereais.

Na ocasião, o Governante reconheceu os desafios enfrentados pelos comerciantes, por isso garantiu que as autoridades estão a criar sinergias entre os sectores público, privado e a sociedade civil para a sua resolução.

“O sector agrícola é fundamental para a promoção do crescimento económico, redução da pobreza, melhoria do padrão de vida das populações e do desenvolvimento humano, por isso que, o Governo continua a trabalhar para a operacionalização dos mecanismos de acesso ao financiamento, promover investimentos na reabilitação, expansão e modernização de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento do comércio agrícola e organização social dos produtores”, afirmou o Governante.

Por seu turno, o Engenheiro Agrônomo Estavao João, reconheceu os esforços empreendidos pelo Governo no processo, porém, disse que os produtores ainda têm  desafios no sector dos transportes para o escoamento, bem como de tecnologias que garantem maior qualidade dos produtos que chegam aos consumidores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos