Filipe Jacinto Nyusi exalta ganhos da independência

 

O Presidente da República destacou as conquistas alcançadas em várias áreas de actividades desde a independência nacional, proclamada a 25 de Junho de 1975.

Falando à nação a partir da Praça dos Heróis Moçambicanos em Maputo, lugar onde repousam alguns dos obreiros da liberdade, Filipe Nyusi salientou que a independência simboliza a consagração do orgulho nacional e representa o marco distintivo da soberania, resultante do sacrifício e do derramamento do sangue dos moçambicanos.

“Ao celebrarmos os 48 anos da nossa independência, podemos afirmar que valeu a pena o sacrifício dos nossos heróis”, destacou o Presidente Nyusi, salientando que, não obstante adversidades, a razão do grande sonho dos libertadores da pátria, que é o bem-estar do povo, está a ser concretizada.

O Chefe do Estado abordou igualmente sobre a conclusão do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens residuais da Renamo como um dos maiores ganhos dos 48 anos da Independência Nacional para o povo moçambicano e o mundo.

“Esta celebração decorre dias depois da conclusão com sucesso do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens residuais, ainda em curso no país”, anunciou.

De acordo com o Presidente da República, durante o processo foram desarmados e desmobilizados 5221 antigos guerrilheiros e encerradas 16 antigas bases da Renamo no país.

O Presidente Filipe Nyusi disse tratar-se de um marco supremo, 31 anos depois da assinatura do Acordo Geral de Paz de Roma (AGP). “Os nossos irmãos da Renamo entregaram a última arma de fogo ao Estado moçambicano, seu fiel depositário”, sublinhou.

Na sua a locução, o Chefe do Estado destacou ainda várias conquistas alcançadas ao longo dos 48 anos da Independência Nacional, mencionando os sectores da Educação, Saúde, Agricultura e Justiça.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos