Moçambique pretende converter dívida com Rússia para financiar o desenvolvimento

 

Moçambique avalia a possibilidade de negociar a conversão da dívida que tem com a Rússia para financiar a implementação de projectos de desenvolvimento.

A intenção foi manifestada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no balanço da sua visita de trabalho àquele país, onde participou na II Cimeira Rússia-África, em São Petersburgo.

Aliás, esta foi uma das matérias debatidas nas conversações bilaterais entre Moçambique e Rússia.

Sem referir-se a números, o Presidente afirma que o valor em dívida não é sufocante, mas reconhece ser significativo para a realidade da economia nacional.

Depois de avaliar de positivas as relações de amizade e cooperação entre os dois países, o Chefe do Estado explicou que caso a sugestão seja atendida a prioridade nos investimentos russos irá para os sectores da educação, saúde, agricultura, turismo e infra-estruturas estratégicas para a promoção do desenvolvimento.

A ida do Presidente à Rússia foi, igualmente, para, no encontro com o seu homólogo, Vladimir Putin, reiterar o interesse na construção e/ou modernização de infra-estruturas que poderão acelerar o crescimento económico.

Uma vez que Moçambique tem uma costa de cerca de 2700 quilómetros, com portos estabelecidos ao longo seu do eixo, a ideia é explorar a logística dos transportes, outro sector no qual a Rússia pode participar.

Nyusi disse que o Governo pensa na possibilidade de estender investimentos a projectos de abastecimento de água e construção de unidades sanitárias, no âmbito da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital”.

Moçambique pretende, igualmente, explorar a experiência da Rússia na produção de energia hídrica e através de fontes renováveis e exploração de gás natural.

“Sugerimos à Rússia que olhe para a agricultura, no caso concreto a produção do trigo. Queremos também dinamismo no turismo e nas infra-estruturas”, disse Nyusi.

Entretanto, à sua chegada ontem ao país o Presidente recordou que antes de partir para a Rússia participou na Cimeira sobre o Desenvolvimento do Capital Humano em África na Tanzania, onde o Banco Mundial reconheceu o papel do Governo na formação académica da rapariga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos