Participantes da UniVerão instados a contribuir para o desenvolvimento do país




O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, exorta os participem da 3a. Edição do Programa “Universidade de Verão de Moçambique” (UniVerão), a potenciar o evento, por forma a desenvolver capacidades pessoais, técnicas e de liderança, que lhes permitam dar contributo ao crescimento e desenvolvimento socioeconómico sustentável do país.

A intenção foi manifestada no decurso da 3a. Edição do Programa “UniVerão, realizada recentemente em Maputo.

No decurso do evento, foram realizadas palestras temáticas em plenária e oficinas teórico-práticas nas áreas de Economia, Direito, Turismo, Recursos Minerais e Energia, Administração Pública, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Desenvolvimento Sustentável e Agricultura.

Na ocasião, Gabriel Salimo vangloriou o Programa UniVerão, iniciativa da Universidade Nanchingwea (UNA), pelo facto de constituir um programa de estudos intensivos multidisciplinares inclusivo, que abarca estudantes universitários de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) e jovens profissionais moçambicanos.

“É neste contexto que o Governo incentiva a UNA à continuar a investir em eventos do género, aliado as tradicionais actividades de Ensino, Investigação e Extensão Universitária, por forma a contribuir na operacionalização da Lei do Ensino Superior, do Plano Estratégico do Ensino Superior 2012-2020 e na implementação do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024”, afirmou o dirigente.

Importa frisar que desde a primeira edição do Programa “Universidade de Verão de Moçambique” no ano de 2018, passando pela segunda edição no ano de 2019 e, a realização da presente Edição em 2020, o MCTESTP sempre acarinhou e, fez o devido acompanhamento ao desenrolar e evolução desta iniciativa que concorre para a preparação e desenvolvimento em habilidades dos futuros gestores e líderes de Moçambique, por meio do ensino e interacção entre a comunidade de estudantes universitários e jovens profissionais e, o mundo empresarial.


Por sua vez, o Reitor da UNA, Luís Covane, referiu que o evento visa preparar e desenvolver os futuros gestores e líderes de Moçambique através do ensino e interacção entre a comunidade de estudantes.

“A nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas de liderança e gestão dos jovens para que tenham um impacto positivo nas organizações e na sociedade, num mundo globalizado”, disse Covane.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"