Presidente da República recebe Príncipe Haakon da Noruega




O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu ontem, no seu Gabinete de Trabalho, o Príncipe Herdeiro da Noruega, Haakon Magno, que se encontra de visita ao país a convite do Chefe do Estado moçambicano.

A visita do Príncipe norueguês tem como objectivo o estreitamento das relações de cooperação entre os dois países, assim como assinar vários instrumentos de cooperação em diversas áreas de interesse comum, com destaque para o sector de hidrocarbonetos, área em que foi assinado um acordo.
No encontro mantido com o Príncipe, o Chefe do Estado informou que o acordo assinado é na realidade para uma melhor governança, porque os recursos por si só não trarão nenhum desenvolvimento imediato para Moçambique.

Nesta área a Noruega vai contribuir com cerca de 144 milhões de coroas (perto de 15.5 milhões de dólares norte-americanos) para reforçar a assistência à governação do sector de petróleo e gás em Moçambique, no quadro de um programa denominado Oil for Development (OFD).
Na área da cooperação em geral, o Presidente Nyusi sublinhou que avalia de forma positiva a cooperação entre os dois países. Na ocasião, o estadista moçambicano descreveu a situação do país como “estável”, não obstante os desafios que se vive em Cabo Delgado.

Tais desafios, segundo o Chefe de Estado, estão relacionados com a onda de ataques protagonizados por insurgentes e também a situação das chuvas que criam problemas na transitabilidade das pessoas e bens.
Ainda ontem durante um jantar em honra à visita oficial do Príncipe Herdeiro, o Presidente Nyusi agradeceu o apoio prestado pela Noruega nos diversos domínios, desde a reconstrução pós-ciclones Idai e Kenneth, expansão da rede de energia, saúde bem como para a pacificação do país.
Para o Chefe do Estado, sem a pacificação não pode haver desenvolvimento, daí ser importante que a Noruega continue a apoiar esta componente.

Já o Príncipe Haakon Magno manifestou a abertura da Noruega em continuar a apoiar o desenvolvimento de Moçambique, fazendo saber que para além do sector público, os empresários noruegueses também estão interessados nas oportunidades que o país possui, daí a expectativa que depositam no fórum de negócios entre as duas partes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha