MINEC reflecte sobre o rumo da diplomacia moçambicana

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) anunciou esta terça-feira, 03 de Maio, através de uma conferência de imprensa, a realização do seu X conselho coordenador, de 5 a 9 de Maio corrente, sob o lema “Por uma Diplomacia de Paz, Investimento e Desenvolvimento – Novos Desafios e Novas Abordagens”.
Segundo o porta-voz do ministério, António Macheve, no âmbito da política externa, o conselho coordenador do MNEC vai reflectir sobre “Diplomacia Económica” num mundo caracterizado por desafios ambientais e oportunidades emergentes para o crescimento e desenvolvimento sustentável do país; a candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações para o biénio 2023-2024, cuja eleição terá lugar em Junho próximo; e os desafios da assistência às comunidades moçambicanas na diáspora.
Olhando para dentro do país, o evento do MNEC vai debruçar-se sobre o terrorismo e seu impacto para a segurança nacional e desenvolvimento económico e social; os desafios para Moçambique face às mudanças climáticas e desastres naturais; bem como a posição do país como actor no mercado global de hidrocarbonetos; além de temas relacionados com o desenvolvimento institucional.
O conselho coordenador reflecte sobre o rumo da diplomacia, como instrumento fundamental da política externa do país, bem como destaca o papel desta na resolução dos problemas concretos da sociedade moçambicana, mormente através da diplomacia económica, que visa a atracção de investimentos, promoção das exportações, internacionalização das empresas nacionais e mobilização da ajuda externa para o desenvolvimento e assistência humanitária.
Importa referir que o evento contará com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi, no Centro de Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
O mesmo vai decorrer sob o lema “Por uma Diplomacia de Paz, Investimento e Desenvolvimento – Novos Desafios e Novas Abordagens”.
Segundo um comunicado da Presidência, os desafios da diplomacia moçambicana na atracção de investimentos para o país e a candidatura de Moçambique ao Conselho de Segurança das Nações Unidas são alguns dos temas de debate.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM