Vicente Joaquim enaltece missão dos enfermeiros nos cuidados da saúde da população

 

O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim enalteceu na manhã desta quinta-feira, 12 de Maio, em Maputo, o contributo dos enfermeiros na melhoria da qualidade de atendimento aos pacientes.
O Dirigente falava no âmbito das celebrações do dia Internacional do Enfermeiro, tendo afirmado que, actualmente a Cidade de Maputo conta com 707 enfermeiros, o que perfaz um rácio de 1 enfermeiro para 1.754 habitantes, estando ainda muito longe do recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de 3 Enfermeiros para 1000 habitantes, por isso, o Governo definiu o provimento de Recursos Humanos no Sector da Saúde como umas das áreas prioritárias no presente quinquénio.
"Vós enfermeiros sois a espinha dorsal do nosso sistema de saúde, trocam o lazer e convívio para velar pela saúde de todos nós, estamos profundamente gratos pelo vosso sacrifício, entrega e abnegação nesta nobre profissão, portanto, gostaria de reafirmar a nossa responsabilidade e compromisso como Conselho dos Serviços de Representação do Estado nesta Cidade, de continuarmos a investir na formação e na melhoria das condições de trabalho e de vida de todos os profissionais de saúde"- disse Vicente Joaquim.
Por seu turno, Paulina Cuamba em representação dos enfermeiros da Cidade de Maputo, referiu que, com a passagem desta data os enfermeiros sentem-se orgulhosos com a profissão por eles escolhida e acreditam que unindo os esforços poderão alcançar resultados satisfatórios na prestação de serviços de excelência aos pacientes, humanizando cada vez mais os serviços de saúde.
Recorde se que o 12 de Maio, Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado em homenagem à Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. No presente ano a data é celebrada sob o lema "Profissional de Enfermagem: Uma Voz Para Liderar - Investir na Enfermagem e Respeitar os Direitos Para Garantir a Saúde Global".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol