Vicente Joaquim enaltece missão dos enfermeiros nos cuidados da saúde da população

 

O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim enalteceu na manhã desta quinta-feira, 12 de Maio, em Maputo, o contributo dos enfermeiros na melhoria da qualidade de atendimento aos pacientes.
O Dirigente falava no âmbito das celebrações do dia Internacional do Enfermeiro, tendo afirmado que, actualmente a Cidade de Maputo conta com 707 enfermeiros, o que perfaz um rácio de 1 enfermeiro para 1.754 habitantes, estando ainda muito longe do recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de 3 Enfermeiros para 1000 habitantes, por isso, o Governo definiu o provimento de Recursos Humanos no Sector da Saúde como umas das áreas prioritárias no presente quinquénio.
"Vós enfermeiros sois a espinha dorsal do nosso sistema de saúde, trocam o lazer e convívio para velar pela saúde de todos nós, estamos profundamente gratos pelo vosso sacrifício, entrega e abnegação nesta nobre profissão, portanto, gostaria de reafirmar a nossa responsabilidade e compromisso como Conselho dos Serviços de Representação do Estado nesta Cidade, de continuarmos a investir na formação e na melhoria das condições de trabalho e de vida de todos os profissionais de saúde"- disse Vicente Joaquim.
Por seu turno, Paulina Cuamba em representação dos enfermeiros da Cidade de Maputo, referiu que, com a passagem desta data os enfermeiros sentem-se orgulhosos com a profissão por eles escolhida e acreditam que unindo os esforços poderão alcançar resultados satisfatórios na prestação de serviços de excelência aos pacientes, humanizando cada vez mais os serviços de saúde.
Recorde se que o 12 de Maio, Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado em homenagem à Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. No presente ano a data é celebrada sob o lema "Profissional de Enfermagem: Uma Voz Para Liderar - Investir na Enfermagem e Respeitar os Direitos Para Garantir a Saúde Global".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM