Lançada reforma salarial do Aparelho do Estado

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu no dia 23 de Junho, em Maputo, ao lançamento da reforma salarial do Aparelho do Estado, aprovada pela Lei n.º 05/2022, de 14 de Fevereiro, e que define as regras e os critérios para a fixação de remuneração dos servidores públicos, titulares ou membros de órgãos públicos e da Administração da Justiça.
A reforma aprova a Tabela Salarial Única (TSU) e a das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (TSFDS), além de definir os subsídios a serem aplicados na Administração Pública.
O lançamento da reforma coincidiu com a Celebração do Dia Internacional da Função Pública e, de acordo com o Chefe do Estado, o objectivo é valorizar, atrair e reter os melhores quadros no Aparelho do Estado.
“O quadro remuneratório vigente caracteriza-se pela existência de legislação diversa (108 tabelas salariais diferenciadas), o que origina discrepâncias salariais entre funcionários e agentes do Estado com exigências profissionais similares. A nova tabela reduz os níveis salariais de 63 para 21. Uma diminuição substancial acontece também em relação aos subsídios”, disse.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Município de Maputo procede à limpeza e desobstrução de coletores entre as Avenidas Frédéric Engels e Marginal

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”