Lançada reforma salarial do Aparelho do Estado

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu no dia 23 de Junho, em Maputo, ao lançamento da reforma salarial do Aparelho do Estado, aprovada pela Lei n.º 05/2022, de 14 de Fevereiro, e que define as regras e os critérios para a fixação de remuneração dos servidores públicos, titulares ou membros de órgãos públicos e da Administração da Justiça.
A reforma aprova a Tabela Salarial Única (TSU) e a das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (TSFDS), além de definir os subsídios a serem aplicados na Administração Pública.
O lançamento da reforma coincidiu com a Celebração do Dia Internacional da Função Pública e, de acordo com o Chefe do Estado, o objectivo é valorizar, atrair e reter os melhores quadros no Aparelho do Estado.
“O quadro remuneratório vigente caracteriza-se pela existência de legislação diversa (108 tabelas salariais diferenciadas), o que origina discrepâncias salariais entre funcionários e agentes do Estado com exigências profissionais similares. A nova tabela reduz os níveis salariais de 63 para 21. Uma diminuição substancial acontece também em relação aos subsídios”, disse.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM