China pretende cooperar mais com Moçambique na construção de infra-estruturas


A China está disposta a aprofundar a sua cooperação com Moçambique, particularmente no que se refere à construção de infra-estruturas, garantiu o embaixador da China em Moçambique, quando na semana passada participou na inauguração de uma estrada reconstruída por uma empresa do seu país.

O embaixador acreditado em Moçambique, Su Jia, usava da palavra durante a cerimónia de inauguração da Estrada Nacional Número Seis (EN6), que liga a cidade portuária da Beira, província central de Sofala com a vila fronteiriça de Machipanda, província de Manica, centro do país.

A estrada, com uma extensão de cerca de 287 quilómetros, beneficiou de obras de reconstrução e ampliação, cujas obras foram financiadas pelo Banco de Exportações e Importações da China e executadas pela empresa chinesa Anhui Foreign Economic Construction Corporation (AFECC).

Su Jian disse que o projecto da EN6 é de importância vital, uma vez que atravessa o país de leste a oeste, servindo as províncias do interior, bem como os países vizinhos sem acesso ao mar, como o Zimbabué, Malaui, Zâmbia e outros, pelo que vai aumentar a mobilidade de pessoas e bens na região austral de África.

“A edificação de infra-estruturas é uma das quatro áreas prioritárias definidas pelo Governo moçambicano. Nos últimos anos, a cooperação sino-moçambicana na área de infra-estruturas tem conquistado muitos resultados notáveis”, disse o embaixador, apontando vários projectos concretizados e outros em execução, com o apoio da China.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM