Exploração de depósitos de areias pesadas proporciona receita fiscal a Moçambique



A exploração de depósitos de areias pesadas na região de Quewene, distrito de Vilanculos, vai proporcionar uma receita para o Estado moçambicano de vários milhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos, disse recentemente o director-geral adjunto da empresa Haiyu Mozambique Mining Co Lda, Juyi Li.

O director-geral da empresa, que usava da palavra no decurso dos trabalhos de XIX sessão ordinária do governo da província de Inhambane, disse que aquele montante é o somatório dos impostos previstos para construir e manter em funcionamento durante o período mencionado uma fábrica de processamento de areias pesadas.

A empresa de capitais chinesa foi autorizada a comercializar os minerais a extrair em depósitos de areias pesadas com 93,77 milhões de toneladas, nomeadamente zircão e ilmenite, de que se prevê venha a obter 80 mil toneladas e 1,27 milhões de toneladas, respectivamente.

Juyi Li adiantou que a sua empresa deverá investir cerca de 25 milhões de dólares na montagem da unidade de processamento e que não estima o tempo necessário para o retorno deste investimento, devido à variação de preços no mercado internacional.

O director-geral mencionou como receita fiscal para o Estado 108,9 mil dólares de responsabilidade social, 326,7 mil dólares de imposto de produção à taxa de 6,0% e 104,5 mil dólares, em sede de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas à taxa de 32%.

A Haiyu Mozambique Mining Co Lda, com experiência de cerca de 10 anos no desenvolvimento da indústria extractiva em Moçambique, instalou-se na localidade de Sangache, distrito de Angoche, província de Nampula, em 2010, onde explora igualmente depósitos de areias pesadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha