Syrah Resources inicia produção de grafite esférica nos Estados Unidos com minério extraído em Moçambique


A Syrah Resources iniciou a produção de grafite esférica purificada na sua fábrica de componentes para ânodos de baterias em Vidalia, Estado da Louisiana, Estados Unidos, a partir do minério extraído em Balama, Moçambique, informou o grupo australiano em comunicado ao mercado.

“Este facto representa um marco significativo no desenvolvimento da fábrica de Vidalia e na execução da estratégia do grupo em alcançar um modelo de produção verticalmente integrado [da extracção à comercialização] de componentes para ânodos de baterias”, pode ler-se no comunicado.

Shaun Verner, director executivo do grupo, afirmou ainda que o início da produção na fábrica nos Estados Unidos representa uma fonte alternativa e complementar dos ânodos para baterias produzidos na China, “sendo a primeira infra-estrutura de produção em larga escala e totalmente integrada fora da China.”

Este anúncio surge depois de o grupo ter informado em Outubro passado ir reduzir de imediato cerca de 30% da mão-de-obra na mina de grafite no distrito de Balama, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

O comunicado ao mercado informava igualmente que haveria a reconfiguração dos modelos de extracção mineira e do processamento de minério em vigor, bem como a redução da estrutura de direcção da operação mineira em Moçambique.

Todos estes projectos de redução de custos derivavam do estado actual do mercado de grafite, pretendendo o Conselho de Administração poupar entre 20% a 25% dos nove milhões de dólares previstos para a totalidade da operação de Balama em 2019.

A Syrah Resources opera em Moçambique através da subsidiária Twigg Exploration and Mining Limitada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha