Rasaque Manhique afirma que o combate ao Covid-19 deve ser prioridade do povo



Não vamos esperar até que tenhamos zero casos de Covid-19 em Moçambique.

A declaração é do primeiro secretário do partido FRELIMO na cidade de Maputo, Rasaque Silvano Manhique, que fez este apelo contra o COVID-19, hoje, durante a sua visita ao distrito Kamubukwana.

Manhique afirma que o combate ao Covid-19 deve dominar a linha discursiva do povo moçambicano até que o MISAU afirme não mais existirem casos deste virus no país.

Muitos governos da África estão se movendo rapidamente para implementar uma resposta nacional à pandemia. Mas a África é um vasto continente composto por 54 países, e fronteiras porosas e interdependência significativa entre os países (com relação ao suprimento de alimentos, por exemplo) também tornam a coordenação regional crítica.

Uma resposta regional forte deve ter três elementos. Primeiro, as instituições regionais e sub-regionais devem compartilhar informações e recursos, incluindo dados sobre a disseminação da doença, detalhes de seus planos de resposta, recursos como modelagem epidemiológica e materiais como equipamentos de saúde. Segundo, as instituições regionais e sub-regionais precisam garantir que o movimento de alimentos e suprimentos essenciais continue mesmo se as fronteiras forem fechadas, pois essas acções apoiarão a segurança alimentar e ajudarão a minimizar a interrupção da actividade económica ao longo das cadeias de suprimentos. 

Terceiro, os governos e instituições da região devem manter seu compromisso com o progresso social, incluindo a garantia dos direitos humanos e os avanços sustentados nos principais objectivos de desenvolvimento sustentável fora da saúde, como a igualdade de género. Como instituição pan-africana líder em cooperação regional, a União Africana tem um papel crítico a desempenhar na condução de acções em todas essas três áreas.

O primeiro secretário defendeu que é importante que a mensagem de prevenção chegue aos vários extractos sociais da sociedade moçambicana, para que ninguém seja vítima por falta de informação. Vamos informar, vamos apelar, da forma mais simples possível, na língua do povo, para que a mensagem chegue de facto.

Numa visita que deu para avaliar o pulsar da Saúde daquele distrito, Manhique apelou aos membros do partido a não perderem o foco, a aprimorarem as suas acções de mobilização da população para os melhores comportamentos em todos os quadrantes da sociedade. "ser membro da Frelimo é uma responsabilidade camarada, é ser primeiro no sacrifício e último no benefício".

No final Manhique apelou a todos membros para que sejam vectores das mensagens do Presidente da República Filipe Nyusi, e que aprimorem a cada dia as acções de combate ao Covid_19.

Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha