100 dias de governação e ecosistemas de inovação para jovens



OS primeiros 100 dias da governação da Frelimo sob liderança do Presidente Filipe Nyusi, apresenta realizações significativas. Filipe Nyusi disse que o Governo promoveu, nestes 100 dias de Governação, o emprego, construiu infra-estruturas de desenvolvimento, deu assistência social a milhares de moçambicanos na pobreza e concluiu 28 escolas, entre secundárias e primárias.

Várias incubadoras de negócios foram criadas a nível nacional para emancipação dos jovens na criação de projectos, ecosistemas locais de empreendedorismo e geração de empregos.

Em termos de infraestruturas, foram inauguradas pontes, maternidades, hotel escola, estações de eletricidade, e outras obras que ainda estão em construção.

O encontro com o líder do PPD também é um marco significativo do Presidente Nyusi. A sua disposição de ouvir a todos que tem algo para contribuir no processo de democratização é crucial para a Paz e desenvolvimento do país.

A mobilização de recursos e ajuda externa é também um marco crucial, sendo que 10% deste fundo vai ser para fortalecer a cadeia de valores para área da agricultura. Desde a produção, escoamento e comercialização.

Também vai servir o mesmo fundo, para incentivos fiscais para o sector privado, incluindo as pequenas e médias empresas que serão beneficiados por estes incentivos.
A formação do governo e a alocação de recursos para a implementação afetiva do plano quinquenal e econômica social é também uma das grandes realizações dos últimos 100 dias.

Para a cidade de Maputo, no que tange a criação de emprego para jovens, destaca-se a revitalização do Centro de recursos juvenis e emprego.


O novo Centro da Juventude e emprego é uma iniciativa da Secretaria de estado da Juventude e de Emprego para acomodar jovens empreendedores e criar um ecosistema de inovação . O centro começou com um  programa piloto em Fevereiro do ano em curso com cerca de 30 jovens que participaram de firmações em uso de novas tecnologias. Este programa foi interrompido pelo surto do novo Corona virus.

Localizado no Centro de recursos juvenis e sob gestão da Mozart, a incubadora  sonha em ser a maior centro de desenvolvimento de indústrias critivas em Moçambique. Com mais de 20 computadores, Atelier, Serilharia e Carpintaria artística, Loja Criativa, Recursos de artes plásticas e visuais, cerâmica e mais artes criativas.

O Centro almeja desenvolver startups criativas que possam contribuir para a economia criativa do país e gerar mais empregos.

O Instituto Nacional das indústrias critivas, o Instituto Nacional de de Emprego e o Centro de recursos juvenis ( Mozart), colaboram para transformar este espaço em uma incubadora de emprendimentos criativos.

Para este ano, as actividades incluirão formação, estágios, colocação e desenvolvimento de projetos de negócios.

A arte e as novas tecnologias são cruciais para geração de renda, empregos e aumeto do PIB. Por isso, a Mozart pretende colaborar com a Unesco e a Hobe Agency, uma agência de investimento de tecnologiaa criativas em Rwanda para ensino on-line de programação, design, animação  e vídeo games. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha