Maputo Cidade: Bancada da FRELIMO visita novos mercados de reassentamento






A Bancada da FRELIMO na assembleia municipal de Maputo encorajou os vendedores e o município a organizar a venda Informal na cidade de Maputo, evento que aconteceu na tarde de quarta-feira, 03-06-2020, nos novos  mercados da cidade. A actividade aconteceu no âmbito do cumprimento da missão do partido, que  é garantir a execução do manifesto eleitoral da FRELIMO, transformado-o em plano de desenvolvimento municipal 2019 – 2023.



A Bancada da FRELIMO efectuou as visitas aos novos mercados de reassentamento  dos vendedores informais com o objectivo de avaliar o processo de organização realizado pelo conselho municipal de Maputo, e manteve encontros de auscultação aos vendedores afectos.

Em concreto, foram visitados os mercados de Matendene, Zimpeto (retalhista), George Dimitrov, Mazambane e Janet, que acolhem os vendedores retirados dos locais impróprios para a prática de comércio, com maior destaque para o mercado Estrela e avenidas da Baixa da Cidade.

A visita serviu para avaliar o trabalho efectuado pelo conselho Municipal, que teve o seu início com a realização do fórum de auscultação pública, seguida pela sensibilização para retirada voluntária dos vendedores na via pública. Estando-se actualmente na fase de integração nos mercados, e para o efeito, foram distribuídas aproximadamente 2100 guias para integração nos mercados, dos quais 960 vão para o mercado Centro Emissor de Laulane.

Da interacção havida, a bancada da FRELIMO na assembleia municipal de Maputo, conseguiu compreender que há uma boa colaboração entre o conselho municipal e os vendedores. O Município encontra-se empenhado para garantir o enquadramento de todos os vendedores informais, e prometeu não deixar nenhum vendedor de fora. Por outro lado, os vendedores manifestaram a sua satisfação porque passam a ter uma banca num mercado formal, o que permite uma melhor forma de fazer negócio e garantir as suas sobrevivências.

A bancada da FRELIMO fez um balanço positivo da visita e encorajou as partes a trabalhar lado a lado de modo a organizar a venda informal na cidade de Maputo, visto que antes muitos vendedores corriam riscos de até morrer acidentalmente pela exposição na via pública,

Rainho Carlos Tivane, garantiu que a Bancada da FRELIMO continuará presente, junto dos vendedores e apoiando o conselho municipal na melhoria das condições dos mercados com vista a tornar a cidade de Maputo mais bela, limpa, prospera e empreendedora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos