Cidade de Maputo aposta na campanha de sensibilização para a melhoria da segurança alimentar

 

O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim garantiu na manhã desta segunda-Feira, 17 de Outubro, no distrito Municipal KaTembe, no decurso do lançamento da campanha de educação nutricional que, o Executivo aposta na sensibilização através de palestras para chamar a consciência das comunidades no combate a desnutrição através da alimentação saudável.
Na ocasião, o Dirigente fez saber que a Cidade de Maputo tem estado a implementar nos últimos anos de forma multissectorial, a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional e o Plano de Acção Multissectorial de Redução da Desnutrição Crónica.
Dados do Inquérito de Orçamento Familiar (IOF, 2020) mostram  que a Cidade de Maputo está  com índice de 23% de desnutrição crónica em crianças dos 0 aos 5 anos de vida e os efeitos são vários e graves, portanto, as sequelas intelectuais e físicas causadas pela desnutrição crónica são irreversíveis depois dos dois anos de idade da criança, por isso, é extremamente importante  garantir a qualidade de vida das famílias afirmou Vicente Joaquim.
“Queremos convidar a todos os actores locais, a comunidade, a sociedade civil, o sector privado, as universidades, escolas os nossos parceiros de desenvolvimento a trabalharmos de forma integrada para uma cidade livre da fome e da desnutrição crónica”. Sublinhou Vicente Joaquim.
Refira-se que o evento decorreu na data em que é celebrado ainda, o “Dia Internacional para Erradicação da Pobreza” que hoje se assinala e em simultâneo comemora-se o “Dia Internacional da Mulher Rural” que se assinalou no sábado dia 15 de Outubro e o “Dia Mundial da Alimentação” que se assinalou no dia 16 de Outubro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos