Cidade de Maputo aposta na campanha de sensibilização para a melhoria da segurança alimentar

 

O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim garantiu na manhã desta segunda-Feira, 17 de Outubro, no distrito Municipal KaTembe, no decurso do lançamento da campanha de educação nutricional que, o Executivo aposta na sensibilização através de palestras para chamar a consciência das comunidades no combate a desnutrição através da alimentação saudável.
Na ocasião, o Dirigente fez saber que a Cidade de Maputo tem estado a implementar nos últimos anos de forma multissectorial, a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional e o Plano de Acção Multissectorial de Redução da Desnutrição Crónica.
Dados do Inquérito de Orçamento Familiar (IOF, 2020) mostram  que a Cidade de Maputo está  com índice de 23% de desnutrição crónica em crianças dos 0 aos 5 anos de vida e os efeitos são vários e graves, portanto, as sequelas intelectuais e físicas causadas pela desnutrição crónica são irreversíveis depois dos dois anos de idade da criança, por isso, é extremamente importante  garantir a qualidade de vida das famílias afirmou Vicente Joaquim.
“Queremos convidar a todos os actores locais, a comunidade, a sociedade civil, o sector privado, as universidades, escolas os nossos parceiros de desenvolvimento a trabalharmos de forma integrada para uma cidade livre da fome e da desnutrição crónica”. Sublinhou Vicente Joaquim.
Refira-se que o evento decorreu na data em que é celebrado ainda, o “Dia Internacional para Erradicação da Pobreza” que hoje se assinala e em simultâneo comemora-se o “Dia Internacional da Mulher Rural” que se assinalou no sábado dia 15 de Outubro e o “Dia Mundial da Alimentação” que se assinalou no dia 16 de Outubro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Município de Maputo procede à limpeza e desobstrução de coletores entre as Avenidas Frédéric Engels e Marginal

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos