Ministério dos Combatentes rende homenagem a Samora Machel

 

“Hoje estamos a homenagear um líder de qualidades excepcionais, carismático e que amava profundamente o seu Povo e a sua Pátria”- Josefina Beato Mateus Mpelo.
A Ministra dos Combatentes, destacou estas qualidades, no dia 19 de Outubro, dia que se assinalou os 36 anos da Tragédia de Mbuzini que vitimou o saudoso Presidente, o Marechal Samora Moisés Machel, na companhia de destacados dirigentes e quadros do Estado Moçambicano no regresso de mais uma missão de paz na África Austral.
A homenagem, foi feita na manhã desta quarta-feira, durante a abertura do Simpósio sobre “Vida e Obra do Saudoso Presidente Samora Machel”, organizado pelo Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional, instituição tutelada pelo Ministério dos Combatentes.
Josefina Mpelo reconheceu ainda que "o Presidente Samora Machel foi o nacionalista de maior expoente e ícone da luta do povo moçambicano que desempenhou um papel decisivo na vitória sobre o regime colonial e na constituição do novo Estado de Moçambique Independente”.
Sob o lema “IPHLLN, imortalizando a obra do Saudoso Presidente Samora Machel” pretende-se exaltar a vida e obra daquele que foi o proclamador da nossa independência associando à missão do nosso instituto na pesquisa e preservação da história da nossa epopeia libertadora, disse a dirigente.
No Simpósio que marcou o encerramento da semana comemorativa do 1º aniversário do Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional que teve o seu início no dia 13 de Outubro corrente, a “Vida e Obra do Saudoso Presidente Samora Machel”, foi abordada em três vertentes temáticas nomeadamente Políticas de Governação do Presidente Samora Machel, Ideais de Samora Machel sobre a emancipação da Mulher Moçambicana e Reflexões sobre o Acidente de Mbuzini.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha