Vicente Joaquim encoraja Vânia Maphossa a apostar em mais pesquisas no sector da Saúde

 

O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, homenageou na manhã desta quinta-feira, 18 de Maio, em Maputo, a Pesquisadora da Delegação do Instituto Nacional de Saúde (INS) da Cidade de Maputo Vânia Maphossa, por ter sido declarada vencedora do prémio “Melhor resumo em investigação científica” apresentado na 17ª conferência INTEREST-2023 (Prémio Joep Lange), um evento que teve lugar de 9 a 12 de Maio na Cidade de Maputo.
Na ocasião, Vicente Joaquim encorajou a Investigadora a realizar mais pesquisas, pois, as pesquisas científicas têm um papel fundamental na tomada de decisões em saúde pública, baseadas em evidências.
Num outro desenvolvimento, o Secretário de Estado disse a Investigadora para não relaxar com os resultados alcançados.
“O reconhecimento que fizemos hoje, não deve ser motivo para o relaxamento, continue pesquisando porque só assim poderá trazer novas abordagens nos protocolos de manejo dos pacientes com COVID-19 e outras doenças, com modelos reajustados a nossa realidade” - afirmou Vicente Joaquim.
O dirigente enalteceu igualmente a vencedora pela conquista, referindo que Vânia Maphossa é um exemplo para todos os profissionais da Saúde que estão na área de pesquisas clínicas, uma vez que não só dignificou o INS- Cidade de Maputo, mas sim o país em geral.
Por seu turno, a homenageada manifestou a sua satisfação e prometeu trabalhar cada vez mais para obter bons resultados nas suas pesquisas.
Vânia Maphossa foi distinguida entre 45 cientistas do continente africano e de outras regiões do mundo, tendo o seu resumo estado entre 700 trabalhos científicos eleitos para a conferência, dos quais cerca de 110 de instituições científicas ou investigadores moçambicanos.
Refira-se que, Maphossa é licenciada em Biologia e Saúde pela Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane, é Mestre em Saúde Pública pela mesma instituição de ensino, na qual, igualmente, é doutoranda na área de Biociências na Faculdade de Medicina. Ela é responsável pelo Laboratório de Serologia da Delegação do INS na Cidade de Maputo e coordena vários estudos na área de tuberculose e COVID-19.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos