Ana Rita Sithole defende paz e combate às alterações climáticas

A Co-Presidente da Assembleia Parlamentar Paritária da Organização dos Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (OACPS) e da União Europeia (UE), Ana Rita Sithole, defende a união e cooperação entre os delegados da 19.ª reunião deste organismo, com vista a formar um “laço profundo” baseado nas necessidades e aspirações das suas populações.

Sithole que falava, no dia 29 de Outubro de 2023, aos parlamentares da OACPS-UE, nas Ilhas Salomão, destacou a necessidade de uma forte parceria entre a OEACP e a UE para uma plataforma de promoção de interesses e valores comuns.

A deputada na Assembleia da República elogiou as Ilhas Salomão por acolherem a reunião e os Jogos do Pacífico que, segundo ela, são símbolos de solidariedade e resiliência entre nações que enfrentam diversos desafios.

Sithole sublinhou a importância de uma frente unida e de esforços de colaboração na abordagem de questões globais, como a recente turbulência na região israelo-palestiniana, “que ameaça a paz e a estabilidade no Médio Oriente e não só”.

Manifestou também a sua preocupação com o impacto das alterações climáticas na região do Pacífico, alertando que prejudicam todas as perspectivas de progresso económico e social, apontando, como exemplo, o ciclone tropical Lola34, que abalou Vanuatu e os países vizinhos na semana anterior, matando pelo menos duas (2) pessoas e causando danos generalizados nas províncias afectadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM