Mais de 3.000 mulheres recebem tratamento de cancro na Cidade de Maputo

Nos últimos 9 meses do presente ano, 47.853 mulheres foram rastreadas contra o cancro da mama, das quais 3.858 foram diagnosticadas positivas e todas receberam tratamento com sucesso nos hospitais da Cidade de Maputo. A informação foi tornada pública no dia 1 de Novembro corrente, em Maputo pela Esposa do Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Sheila Dimande, no decurso da cerimónia de encerramento das actividades do Outubro Rosa.

Na ocasião, Sheila Dimande sublinhou que é dever de todos cuidar da saúde e educar a comunidade, quebrando todos os tabus em relação às doenças de modo a reduzir a mortalidade pelo cancro e garantir uma melhor qualidade de vida.

Num outro desenvolvimento, Sheila Dimande, falou da importância das consultas de rotina como forma de garantir que, caso a pessoa tenha a doença, seja tratada o mais cedo possível. E porque o encerramento do Outubro Rosa foi elo para o lançamento do Novembro Azul, a Esposa do Secretário de Estado falou do cancro da próstata que afecta os homens onde fez saber que para o cancro da próstata 434 homens foram diagnosticados positivamente na Cidade de Maputo.

Importa salientar que as campanhas de consciencialização de luta contra o cancro iniciaram no passado 01 de Outubro designado Outubro Rosa sob o lema "Cuidar da sua saúde é um gesto de Amar a Vida", representando a intenção do governo na intensificação de acções de sensibilização, advocacia para promoção dos cuidados primários e prevenção contra cancro de colo de útero e mama, igualmente a 1 de Novembro, inicia o consciencialização sobre o saúde do homem, Novembro Azul sob lema: "Educar para proteger o futuro".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos