Mety Gindola reúne-se com formandos do Ensino Técnico-profissional da cidade de Maputo

 

No âmbito do processo de regularização de certificação, o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Oreste Gondola, manteve um encontro no dia 20 de Outubro de 2023, com estudantes do ensino técnico da cidade de Maputo.

O encontro que teve lugar no Instituto Industrial de Maputo e reuniu cerca de trezentos (300) formandos de diferentes instituições de ensino técnico profissional, com especialidade em Mecânica Industrial, Electricidade Industrial, Técnicas de Construção Civil, Técnicas de Laboratórios e Técnicas de Canalização. Dentre várias inquietações, os formandos presentes, queixaram-se em relação ao processo de emissão de certificados, estágios e validação das declarações submetidas às empresas.

Reconhecemos o problema, pois, alguns tem a possibilidade de ter acesso e dar continuidade aos seus estudos nas universidades, outros não tem sido remunerados compativelmente a competência que já adquiriram. Alguns não tendo a oportunidade, não conseguem singrar no mercado de emprego por falta do certificado. Apesar dos  inúmeros desafios que vamos enfrentando, sentimos que há uma grande compreensão de todos nós, continuamos a trabalhar com os nossos formadores para que os mesmos durante o processo de formação constituam as evidências e cumpram com as suas responsabilidades”, disse Gondola.

Por seu turno, o Presidente da União Nacional de Estudantes enalteceu na ocasião, a realização do encontro com os estudantes, envolvendo igualmente todo o corpo directivo na resolução dos problemas apresentados.

O encontro contou igualmente com a presença do Inspector Geral da SEETP, Director Nacional de Certificação da ANEP, Inspectora de Controle Interno, Chefe do Departamento da Educação, Ciência e Tecnologia e Técnico Profissional, em representação do Director de Assuntos Sociais da Cidade de Maputo, Presidente da União Nacional de Estudantes, Director do Instituto Industrial de Maputo e Formadores.

Refira-se que, paralelamente a este assunto, está em curso o processo de formação de formandos com casos pendentes e que não puderam obter os certificados por não terem finalizado os módulos referentes ao fabrico e rectificação de peças simples e complexas, usando tornos e fresadoras.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos