Camões promove 17ª edição do Prémio Eloquência



O Camões - Centro Cultural Português em Maputo, em cooperação com o Centro de Língua Portuguesa e a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da UP-Maputo, promove, desde ontem a 6 de Novembro, a 17ª edição do Prémio Eloquência Camões.  

O Prémio Eloquência Camões 2020 desenvolver-se-á em três etapas. A primeira decorre até 25 de deste mês. Nesta fase, adianta a nota do Camões CCP, serão aceites e seleccionados os melhores textos argumentativos/discursos produzidos por estudantes universitários do nível de Licenciatura. Na segunda fase, acrescenta a nota, decorrerá entre os dias 2 e 5 de Novembro, e os autores dos 12 melhores discursos participarão numa Oficina de Oralidade dinamizada pela actriz Ana Magaia. No dia 6 de Novembro, realizar-se-á, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, a Grande Final do Prémio Eloquência Camões, onde serão apurados os discursos vencedores.

Na nota do Camões, Jaime Bonga, vencedor da ultima edição do Prémio Eloquência, refere: “foi uma experiência muito marcante que me ajudou a entender melhor a força da palavra como instrumento de pensamento e intervenção social. Senti-me muito privilegiado por ter participado nesta formação que me tem ajudado no meu dia a dia e no desempenho das minhas actuais funções profissionais”.

Os estudantes universitários que não tenham participado nas edições anteriores poderão concorrer através da apresentação de discursos que não ultrapassem duas páginas A4 e subordinados a temas como (i) a igualdade de géneros, (ii) o saneamento do meio e a preservação do ambiente, (iii) as redes sociais, as tecnologias e o seu papel na educação dos jovens e (iv) o contributo dos jovens para o desenvolvimento de Moçambique e para o bem-estar social.

Os vencedores do Prémio Eloquência Camões 2020 receberão, para além de uma  formação especializada em técnica oratória ministrada pela actriz Ana Magaia, prémios monetários e de material didáctico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM