Comunicado de Imprensa da Comissão Política


Sob Direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar, no dia 21 de Outubro de 2020, na Sede Nacional da FRELIMO, a 53ª Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do País.

1. A Comissão Política recorda com profunda dor e tristeza o 19 de Outubro de 1986, data da morte do saudoso Camarada Samora Moisés Machel então Presidente da República Popular de Moçambique e seus 33 companheiros de viagem, num trágico acidente aéreo em Mbuzini, território sul-africano quando regressavam da República da Zâmbia, em mais uma missão de Paz.

2. Para a Comissão Política, membros e simpatizantes da FRELIMO e o povo moçambicano, o Presidente Samora Machel é um destacável Herói Nacional e filho honrado do continente africano, que sacrificou a sua vida pela defesa dos valores nobres como, o patriotismo, paz e solidariedade.
3. A Comissão Política felicita o Presidente FILIPE JACINTO NYUSI:

• Pela cerimónia do lançamento, na cidade da Beira, província de Sofala, do sinal de transmissão da televisão digital em Moçambique, momento que marca início da etapa em que decorrem, em simultâneo, as transmissões analógicas e digitais rumo à transição definitiva, contribuindo para que mais de 70 por cento da população tenha acesso à televisão de melhor qualidade.
• Pela participação na Conferência Virtual sobre o tema: “Investindo no Futuro de África”, encontro que tinha como objectivo impulsionar as relações económicas entre África e os Estados Unidos da América, através da atracção de investidores norte-americanos para o continente africano, e para Moçambique, em particular e, ainda, na reunião virtual de alto nível sobre financiamento da Agenda 2030, para o desenvolvimento sustentável na era actual e pós Covid-19, encontro que aprofundou o debate sobre a implementação das medidas administrativas, económicas e sociais, inerentes à prevenção e controlo da pandemia.
4. A Comissão Política foi informada da situação da Covid-19 em Moçambique e manisfesta preocupação com a subida dos níveis de contaminações pela doença, que estão a resultar novas infecções, hospitalizações e óbitos, e reitera o apelo a todos os cidadãos para que continuem a observar o cumprimento escrupuloso das recomendações do Governo, sobre as medidas de prevenção e propagação da Pandemia.
5. A Comissão Política saúda o trabalho realizado pelos profissionais do sector da saúde e encoraja-os a continuarem com as campanhas de sensibilização dos cidadãos para prevenção do novo coronavírus.
6. A Comissão Política solidariza-se com todos os cidadãos infectados pela Covid-19, em particular aos profissionais de saúde, e endereça-lhes uma rápida recuperação. Ao mesmo tempo, solidariza-se ainda com as famílias dos profissionais do sector perecidos, vítimas desta Pandemia.
7. A Comissão Política foi informada dos trabalhos da II Sessão da Assembleia da República e saúda a Bancada Parlamentar da FRELIMO pela postura de Estado, onde fez prevalecer os supremos interesses dos moçambicanos e da nação.
8. A Comissão Política condena os ataques criminosos protagonizados por grupos terroristas na província de Cabo Delgado e pela Junta Militar da Renamo nas provincias de Sofala e Manica na zona Centro do País, contra cidadãos indefesos, exortando à todos os segmentos da sociedade a intensificarem a vigilância e na de núncia de qualquer acção que coloque em causa o clima de paz, harmonia, ordem, segurança e tranquilidade públicas.
9. A Comissão Política enaltece a determinação e patriotismo das Forças de Defesa e Segurança, na defesa da integridade territorial, soberania, unidade Nacional, segurança dos cidadãos, bem como dos meios de desenvolvimento da nação moçambicana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha