OJM avalia processo de ensino em cenário de pandemia

 



A OJM na cidade de Maputo, por via do Distrito Académico, juntou-se no último sábado (17), no anfiteatro do Instituto de Ciências de Saúde, para realizar uma mesa redonda em torno do processo de ensino e aprendizagem em Moçambique no meio ao cenário da pandemia viral.

A mesa redonda contou com a presença do Primeiro Secretário do Distrito Académico, Vicente Joaquim, que defendeu na ocasião que o distrito está satisfeito com a forma como o processo de ensino e aprendizagem foi gerido durante o Estado de Emergência.

"Estamos satisfeitos porque as aulas não pararam, e foram orientadas de forma híbrida, à distância e de forma presencial". Afirmou.

“Gostamos da forma como todos assumimos o desafio, ninguém estava preparado nem o corpo docente, nem o corpo dos estudantes, mas assimilamos, fazendo o uso do whatsaap, Facebook, email, googleclassroom e até chamadas telefónicas”, afirmou um dos representantes dos estudantes.

Por sua vez, Bento Ricardo, líder da OJM no Distrito Académico, defendeu que este momento de pandemia foi marcado pelo facto de nem todos estudantes terem conseguido assimilar o ensino à distância, pois o acesso a Internet não chegava para todos.

Ricardo afirma que fica provado de que precisamos informatizar o nosso processo de ensino e aprendizagem, que é necessário aprimorar o uso das TIC's em todo processo de ensino do primário, até ao ensino superior.

O líder da Juventude académica defendeu que a mesa redonda tem por objectivo produzir contribuições para que os gestores de educação melhorem e possam gerir este "novo normal" que o país vive.

António Mahumane, líder da OJM na capital do país, que foi um dos painelistas desta mesa redonda, defendeu que as TIC's prestaram um papel preponderante durante o Estado de Emergência, não só como ferramenta de estudos, mas também como meios de partilha dos melhores mecanismos de prevenção da pandemia.

Mahumane defende que, embora tenhamos observado algumas dificuldades no uso das TIC's como ferramenta de Ensino e Aprendizagem, é preciso assumir que vencemos todos neste processo, evoluímos, pois aceleramos o uso das TIC's como ferramente válida para o processo de Ensino e Aprendizagem. 


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”