Moçambique prepara mapeamento de inovações tecnológicas

 

MOÇAMBIQUE equaciona a realização do primeiro mapeamento de pesquisas e inovações tecnológicas produzidas em todo território nacional, uma acção que visa apurar as soluções locais que mais se adequam à resolução dos problemas enfrentados pelas comunidades. 
O desafio foi lançado recentemente à Academia de Ciências de Moçambique (ACM) pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, que abordou também a necessidade de se proceder ao registo da propriedade intelectual destas criações.
Ele falava em Maputo durante uma reunião de balanço das acividades desenvolvidas pela ACM e avaliar a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique (ECTIM), documento que orienta à maximização da realização de pesquisas no domínio das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM, na sigla em inglês).
“Precisamos maximizar as valências da ACM em fazer validação de estudos, produção e apreciação de pareceres técnicos sobre matérias inerentes ao ensino superior, ciência, tecnologia, inovação, entre outros”, desafiou o titular do pelouro.
Daniel Nivagara orientou também à esta instituição que reúne académicos, cientistas e inovadores, a conceber projectos que garantam a sua sustentabilidade, assim como a promover programas que incentivam o gosto pela área das STEM nas instituições de ensino superior, técnico-profissional e no ensino geral.
Por sua vez, Orlando Quilambo, presidente da ACM, referiu que a instituição irá ao longo deste ano, realizar o levantamento de publicações e pesquisas realizadas na área de ciências biomédicas, consolidar a participação da mulher na ciência e reforçar as suas áreas de actuação, através da integração de novos membros. 
A ACM é uma agremiação tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que aglutina académicos, cientistas e inovadores comprometidos com a produção e divulgação da ciência e tecnologia nas comunidades.
A instituição tem como atribuições contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, divulgar os avanços científicos nacionais e universais, assim como elevar a ética profissional e a valorização social dos investigadores moçambicanos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha