Reforçado equipamento de protecção no HCM

 

O Hospital Central de Maputo (HCM) recebeu esta terça-feira, 26 de Janeiro, equipamentos de protecção.
A oferta surge num momento em que mais de 350 profissionais de saúde já foram infectados pelo novo coronavírus, desde Março quando o país notificou o primeiro caso da Covid-19.
O material é constituído por 15.060 máscaras, das quais 10.260 N95 e as restantes descartáveis, três mil batas de protecção, mil viseiras, igual número de macacões impermeáveis e 1.800 luvas entregues ao director do HCM, Mouzinho Saide pelo presidente da Associação Tzu Chi, Dino Foi.
Saída disse que o material chegou num momento em que a classe está preocupada com protecção, quando alguns profissionais estão afastados do serviço, devido ao seu estado de saúde e outros a cumprir a quarentena domiciliária.
A médica internista do HCM, Lúcia Chambal, afirmou que o reforço vai conferir maior segurança aos profissionais que actuam na linha da frente no tratamento de pacientes da Covid-19.
Por sua vez, o presidente da fundação Tzu Chi Moçambique apontou para a importância de proteger o pessoal médico que cuida dos doentes com a Covid-19, de modo a evitar que o Sistema de Saúde colapse.
A maior unidade sanitária do país acaba de transformar a sua enfermaria de trânsito de casos de Covid-19, com capacidade para 100 camas, em centro de internamento e tratamento de pacientes, numa medida destinada a alargar a capacidade de camas na cidade de Maputo, face aumento de infecções e de doentes precisando de hospitalização devido ao novo coronavírus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha