Moçambique e EUA assinam acordo sobre Componentes-chave do Compacto

 

Moçambique e os Estados Unidos de América (EUA) assinaram nesta segunda-feira, 30 de Janeiro, em Maputo, um acordo-chave intitulado “Aide Memoire”, no âmbito dos objectivos do compacto da Millennium Challenge Corporation (MCC).

O acordo foi assinado pelo director Executivo-adjunto da MCC dos E.U.A., Mahmoud Bah, de visita ao país, e pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela.

“Este documento não vinculativo detalha o acordo entre os dois governos quanto ao âmbito e objectivos do compacto da MCC com Moçambique”, refere um comunicado da Embaixada dos EUA em Maputo.

O comunicado explica que o Governo de Moçambique desenvolveu as metas e reformas documentadas no Aide Memoire, “reflectindo a sua liderança na identificação de prioridades e desenho das actividades do compacto”.

As prioridades do compacto incluem: a Conectividade e transporte rural; Promoção do investimento na agricultura comercial; e Gestão climática integrada e desenvolvimento costeiro.

“Embora os próprios projectos de desenvolvimento venham a ser implementados na província da Zambézia, as reformas fundamentais do compacto implicarão melhorias a nível nacional focadas na manutenção de estradas e no ambiente empresarial”, lê-se no comunicado, citado pela AIM.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM