Mety Gondola reúne-se com Delegação Brasileira para articular formas de cooperação para o sector o de Educação Profissional

O Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Oreste Gondola, recebeu em seu gabinete, uma Delegação Brasileira, representantes de Instituições do Sector de Educação Profissional e Tecnologia daquele país.

O encontro que teve lugar recentemente tinha como principal propósito discutir e encontrar formas viáveis de parceria e colaboração para as diferentes áreas do sub-sector, com foco para a Formação Tecnológica e Psico-pedagógica de formadores.

Durante o encontro, Mety Gondola, apresentou os desafios e realizações concernentes as áreas de formação, infraestruras (construção e/ou reabilitação, apetrechamento em equipamentos e laboratórios dos institutos técnicos profissionais); Processo de certificação de formandos e; adequação das ofertas formativas as necessidades demandadas pelo sector productivo.

Diante destes desafios, a SEETP conta com o apoio e o envolvimento de todos os parceiros nacionais e estrangeiros na definição de estratégias concretas para que o Ensino Técnico Profissional seja um subsistema de excelência e relevante, bem como a primeira escolha profissionalizante de jovens moçambicanos”, disse o dirigente.

Gondola, acrescentou, referindo que “...do lado do sub-sector do Ensino Técnico Profissional as propostas e as linhas de trabalho que vão orientar esta colaboração, sobretudo já estão definidas, olhando principalmente para a formação contínua de formadores como forma de alavancar e promover o subsistema”.

Ainda na sua explanação, o Secretário de Estado, levou ao conhecimento dos presentes que o sector tem em vista a criação de dois centros de formação de formadores que servirão para capacitar de forma contínua gestores e formadores dos institutos em diferentes áreas de saber-fazer, contribuindo assim para uma formação de qualidade, respondendo à demanda do mercado de trabalho e às necessidades do desenvolvimento económico e social do país.

Por seu turno, a Delegação Brasileira, partilhou na ocasião, soluções viáveis nas áreas prioritárias e experiências já implementadas com Moçambique, numa cooperação que remonta de longa data.

O encontro que encerrou com o compromisso de uma assinatura de memorando, contou igualmente com a presença de Directores Nacionais para as áreas de Formação; Gestão Escolar; e Infraestrutura, Projectos e Equipamento Escolar. (Fonte: SEETP/DCI)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"