Equipa do FMI visita Moçambique para debater reinício do programa de assistência



Uma equipa técnica do Fundo Monetário Internacional visitará Moçambique na segunda quinzena de Março corrente para analisar o pedido formal de apoio ao Orçamento de Estado apresentado pelo governo do país, informou recentemente o porta-voz da instituição multilateral.

Gerry Rice confirmou que o FMI recebeu um “pedido formal” de Maputo para um programa de assistência e adiantou que a equipa técnica discutirá com as autoridades moçambicanas o reinício do programa de assistência, congelado em 2016 quando foi conhecida a questão das chamadas “dívidas ocultas”, empréstimos contraídos por duas empresas públicas com aval do Estado concedido à margem da lei.

O porta-voz disse que os problemas fundamentais de Moçambique são conhecidos, como sejam a dívida pública e um empenho na consolidação fiscal a médio prazo, preservando em simultâneo a despesa social e em infra-estruturas.

Rice disse também ser fundamental fortalecer a capacidade governativa do país, de forma a assegurar que os recursos públicos escassos são efectivamente utilizados para benefício das vidas dos cidadãos do país.

O governo de Moçambique, na pessoa do ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, anunciou no final de Fevereiro ter apresentado ao Fundo Monetário Internacional um pedido formal de apoio ao Orçamento de Estado

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”