Manica vai exportar três mil toneladas de abacate para o mercado europeu
A província de Manica vai exportar no presente ano, três mil toneladas de abacate para a Europa, segundo noticia o jornal O País.
MAPUTO- A Westfalia Fruto Moçambique diz ter já exportado para países daquele continente, do ano 2015 a esta parte, perto de 500 toneladas de produtos ali processados, com destaque para macadâmia e litches.
Já o abacate que é processado e vendido no mercado europeu está a ser colhido em 2.500 hectares de produção, nos distritos de Sussundenga e Catandica. O director-geral da empresa, Mike Jamme, diz que os países para onde é exportado o produto, tem preferência do abacate proveniente de Chimoio dada a sua qualidade nutritiva.
O ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, visitou a firma esta quinta-feira e ficou bastante impressionado com os níveis de exportação. Mesquita só não gostou do facto de a empresa estar a transportar os seus produtos por via rodoviária de Chimoio para África do Sul, de onde é exportado por via aérea para Europa, o que a faz acumular perdas durante o processo de manuseamento.
Actualmente a empregar mais de 150 trabalhadores, a empresa Westfalia Fruto Moçambique, perspectiva incrementar o seu volume de exportação, de três para oito toneladas nos próximos quatro anos.
Comentários
Enviar um comentário