Moçambique e África do Sul querem intensificar cooperação energética


Os governos de Moçambique e da África do Sul vão estudar formas de dinamizar a cooperação no sector energético, procurando superar o défice de energia na África Austral, disse terça-feira em Maputo o director-nacional de Energia de Moçambique.

Pascoal Bacela adiantou que Maputo e Pretória reafirmaram a necessidade de intensificar a cooperação no sector energético, durante um encontro realizado na semana passada, à porta fechada, em Maputo, entre os ministros dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Max Tonela, e o seu homólogo sul-africano, Gwede Mantashe.

“Há uma convergência de posições entre os dois governos no sentido de se dinamizar a cooperação no sector energético”, disse Pascoal Bacela à agência noticiosa Lusa.

Bacela assinalou que a África do Sul, uma das maiores economias do continente, enfrenta um défice energético que Moçambique pode ajudar a suprir, com a concretização dos vários projectos de produção de energia que tem na forja.

“Moçambique tem planos de aumentar a sua disponibilidade de energia, tendo em conta o mercado interno e da África Austral”, frisou Pascoal Bacela.

O director-nacional de Energia avançou que Max Tonela e Gwede Mantashe não avançaram pormenores sobre os próximos passos na cooperação no sector energético.

Moçambique é um importante fornecedor de energia eléctrica para a África do Sul, através da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), uma das maiores barragens do mundo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”