Talapa na reunião de ministros do Trabalho da SADC





A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, participa, hoje e amanhã, na reunião de ministros do Trabalho e Emprego e Parceiros Sociais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

MAPUTO- Durante o encontro, a ter lugar em Dar-es-Salaam, Tanzania, os ministros vão avaliar o grau de implementação das decisões da reunião anterior e tomar decisões estratégicas do sector do Trabalho e Emprego, no âmbito da integração regional, refere um comunicado do Ministério do Trabalho e Segurança Social.

Os participantes também vão discutir os temas para a Conferência Internacional do Trabalho, a ter lugar em Genebra, Suíça, em Junho do corrente ano, na qual Moçambique far-se-á representar por uma delegação tripartida, integrando o Ministério do Trabalho e Segurança Social e os representantes dos parceiros sociais, designadamente, as organizações sindicais (OTM-CS e CONSILMO), bem como a CTA-Confederação das Associações Económicas de Moçambique.

No que diz respeito à avaliação do grau de implementação das decisões tomadas na reunião anterior, será ratificado o Protocolo da SADC sobre Trabalho e Emprego, um instrumento assinado em 2014 na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, no Zimbabwe, mas que até à data apenas este país o ratificou.

Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca, como razões para a não ratificação do protocolo, o receio de entrada irregular de imigrantes, os quadros jurídico-laborais nacionais que não estão em conformidade com o protocolo, a referência, no protocolo, de várias convenções fundamentais da OIT, algumas não ratificadas pelos países da comunidade e a provisão da protecção social a todos os cidadãos, incluindo imigrantes.

O encontro vai, igualmente, formular a política-quadro do sector do Trabalho e Emprego da SADC (2020-2030), uma vez concluída a elaboração do instrumento. O mesmo irá orientar a formulação de um programa de trabalho decente da SADC.

A versão preliminar do instrumento foi apreciada pela Troika, reunida de 10 a 11 de Fevereiro corrente na vizinha África do Sul, tendo concluído que precisava de mais tempo para a sua análise, pedido que será objecto de decisão dos ministros do Trabalho e Emprego e Parceiros Sociais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM