FRELIMO diz estar feliz com andamento do Acordo de Paz



O Secretário-geral da FRELIMO, Roque Silva, considera que, volvidos dois anos, após a assinatura do Acordo de Paz Definitiva entre o Governo e a RENAMO, as partes signatárias desenvolveram confiança para o bom andamento do processo. Entretanto, a não colaboração de alguns membros da Junta Militar da Renamo atrapalha, em certa medida, o desiderato da paz efectiva.

Este é o segundo ano em que o país assinala a data da assinatura do Acordo de Paz Definitiva. O Secretário Geral da FRELIMO, Roque Silva, considera que houve avanços significativos no processo de DDR.


“O processo de Desarmamento e de Reintegração dos homens residuais da Renamo está a acontecer com muita tranquilidade em toda extensão do país. Basta olharmos para as províncias de Manica e Sofala, onde centenas de antigos guerrilheiros da Renamo foram desmobilizados e reintegrados na sociedade e o mesmo está a haver na Zambézia e Tete. Isto é uma demonstração clara do esforço que o Presidente Nyusi está a empreender e está a encontrar”, disse.


Roque Silva aponta a falta de colaboração por parte de alguns membros da Junta Militar da RENAMO como um caso a não ignorar.


“Não podemos pôr óculos escuros perante a atitude da Junta Militar da Renamo. Mas, nós queremos crer que o próprio partido, se considerarmos que são homens da Renamo, poderão encontrar caminhos que lhes permitirão pôr a mão na consciência, tal como está a acontecer com aqueles que estão a abandonar as matas”, frisou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM