SADC preocupada com novas infecções e óbitos

 

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) manifestou ontem preocupação face ao aumento de novas infecções, internamentos e óbitos por Covid-19 em todos os países da região austral.
A preocupação foi expressa durante a reunião extraordinária do Conselho de Ministros da SADC, realizada em formato virtual, a partir de Maputo, sob a presidência da ministra dos negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.
“Estamos cientes da evolução preocupante da taxa de infecções que se registaactualmente na nossa região e no mundo, com a emergência de variantesaltamente infecciosas e letais. Estas variantes encontram ambientes favoráveis para a sua rápida propagação devido ao fraco progresso que se verifica nas campanhas de vacinação, o que retarda o objectivo da imunidade comunitária”, disse a ministra.
Verónica Macamo afirmou que esta situação já levou os Estados-membros, incluindo Moçambique, a reintroduzir e reforçar as medidas de protocolo sanitário, agravando, sobretudo, a restrição da circulação e realização de convívios públicos.
No final do encontro, o porta-voz da sessão, António Macheve, disse que a reunião tinha um único ponto de agenda, a avaliação da situação da pandemia da Covid-19 na África Austral, tendo em conta a realização de reuniões estatutárias da organização.
“O Conselho de Ministros da SADC deliberou que a 41.ªcimeira dos Chefes de Estado e de Governo terá lugar em Lilongwe, no República do Malawi, ainda no presente mês de Agosto”, disse António Macheve.
Nessa ocasião, Moçambique deverá passar a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para o Malawi.
Sobre a situação da pandemia da Covid-19, o porta-voz afirmou que os Estados-membros constataram que a situação está a tornar-se cada vez mais preocupante na região, “com aumento de infecções e óbitos, não obstante os esforços dos governos regionais em incentivar a prevenção e o processo de vacinação”.
É por esta situação, segundo referiu, que o Conselho de Ministros decidiu que a Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo deverá realizar-se nos formatos presencial e virtual.
“Os Estados-membros que puderem participar presencialmente poderão proceder dessa forma, mas com delegações muito pequenas, e a agenda do encontro será reduzida para evitar que os presentes permaneçam muito tempo juntos”, disse Macheve.
Acrescentou que o Conselho de Ministros recomendou o Secretariado da SADC a melhorar as condições de comunicação durante as reuniões no formato híbrido, para permitir que aqueles que estiverem a acompanhar virtualmente não percam nenhum momento.
Para além da delegação moçambicana e dos demais ministros, a reunião contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Malawi, Eisenhower Mkaka, que será próximo presidente do Conselho de Ministros da SADC, e a secretária-executiva da organização, Stergomena Tax.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM