SADC preocupada com novas infecções e óbitos

 

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) manifestou ontem preocupação face ao aumento de novas infecções, internamentos e óbitos por Covid-19 em todos os países da região austral.
A preocupação foi expressa durante a reunião extraordinária do Conselho de Ministros da SADC, realizada em formato virtual, a partir de Maputo, sob a presidência da ministra dos negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.
“Estamos cientes da evolução preocupante da taxa de infecções que se registaactualmente na nossa região e no mundo, com a emergência de variantesaltamente infecciosas e letais. Estas variantes encontram ambientes favoráveis para a sua rápida propagação devido ao fraco progresso que se verifica nas campanhas de vacinação, o que retarda o objectivo da imunidade comunitária”, disse a ministra.
Verónica Macamo afirmou que esta situação já levou os Estados-membros, incluindo Moçambique, a reintroduzir e reforçar as medidas de protocolo sanitário, agravando, sobretudo, a restrição da circulação e realização de convívios públicos.
No final do encontro, o porta-voz da sessão, António Macheve, disse que a reunião tinha um único ponto de agenda, a avaliação da situação da pandemia da Covid-19 na África Austral, tendo em conta a realização de reuniões estatutárias da organização.
“O Conselho de Ministros da SADC deliberou que a 41.ªcimeira dos Chefes de Estado e de Governo terá lugar em Lilongwe, no República do Malawi, ainda no presente mês de Agosto”, disse António Macheve.
Nessa ocasião, Moçambique deverá passar a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para o Malawi.
Sobre a situação da pandemia da Covid-19, o porta-voz afirmou que os Estados-membros constataram que a situação está a tornar-se cada vez mais preocupante na região, “com aumento de infecções e óbitos, não obstante os esforços dos governos regionais em incentivar a prevenção e o processo de vacinação”.
É por esta situação, segundo referiu, que o Conselho de Ministros decidiu que a Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo deverá realizar-se nos formatos presencial e virtual.
“Os Estados-membros que puderem participar presencialmente poderão proceder dessa forma, mas com delegações muito pequenas, e a agenda do encontro será reduzida para evitar que os presentes permaneçam muito tempo juntos”, disse Macheve.
Acrescentou que o Conselho de Ministros recomendou o Secretariado da SADC a melhorar as condições de comunicação durante as reuniões no formato híbrido, para permitir que aqueles que estiverem a acompanhar virtualmente não percam nenhum momento.
Para além da delegação moçambicana e dos demais ministros, a reunião contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Malawi, Eisenhower Mkaka, que será próximo presidente do Conselho de Ministros da SADC, e a secretária-executiva da organização, Stergomena Tax.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol