FRELIMO saúda intervenção da força militar da SADC



A FRELIMO saudou na  última  Segunda-feira,  09 de Agosto, o início da missão da Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em apoio às Forças de Defesa e Segurança (FDS) no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado. Trata-se de uma força que integra contingentes da África do Sul, Botswana, Angola, Lesotho e Tanzânia, em várias especialidades, cuja missão foi lançada ontem pelo Presidente da República e em exercício da SADC, Filipe Nyusi.

A cerimónia, que teve lugar na cidade de Pemba, contou com a presença do estadista tswana, Mokgweetsi Masisi, que dirige o Órgão de Política, Defesa e Segurança da organização regional. Falando ao “Jornal Notícias”, o porta-voz da FRELIMO, Caifadine Manasse, afirmou que o partido saúda a iniciativa da SADC de colaborar para acabar com o terrorismo em Cabo Delgado, que ameaça a tranquilidade regional. Para além da SADC, Caifadine Manasse disse ser de louvar o trabalho que está a ser efectuado pelas FDS em parceria com o contingente militar do Ruanda, cujos resultados têm sido bastante satisfatórios. Um desses resultados, referiu Manasse, é a restauração da ordem e segurança nos distritos de Palma e Mocímboa da Praia.


“As Forças de Defesa e Segurança, em coordenação com efectivos ruandeses, registam avanços significativos na ocupação de importantes bases dos terroristas, com o registo de pesadas baixas do lado dos insurgentes, o que permite a retoma da normalidade nas áreas antes consideradas de risco”, disse. Acrescentou que este é momento de todos os moçambicanos estarem unidos na causa comum de restauração da ordem e segurança em Cabo Delgado, bem como acarinharem o trabalho das FDS, promovendo a unidade nacional e o princípio de vigilância e alerta.


Caifadine Manasse defendeu ainda que é importante apoiar o Presidente da República e em exercício da SADC por ter-se mostrado sempre aberto à ajuda militar estrangeira. Afirmou que a FRELIMO reconhece o importante papel desempenhado pelo Presidente do Botswana e em exercício do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, Mokgweetsi Masisi, que culminou com a aprovação da Força em Estado de Alerta, a 23 de Junho, em Maputo.


A missão militar da SADC será comandada pela África do Sul, o país que apresenta o maior contingente. O Botswana vai coadjuvar, enquanto Moçambique fará parte do mecanismo de coordenação, ocupando a posição de Estado-Maior. Não foi revelado o número de efectivos que integram a missão militar da SADC, sabendo-se, no entanto, que oficiais moçambicanos serão integrados em cada unidade que compõe o conjunto da força regional destacada para Cabo Delgado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol