HCM avalia presença de vírus respiratórios em crianças

 

O Hospital Central de Maputo (HCM) em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlhane (UEM) e o Centro Médico de Utrecht da Holanda está a desenvolver um estudo nos cuidados intensivos pediátricos para avaliar presença de vírus respiratório em crianças.
Na pesquisa serão ainda avaliadas as características clínicas, epidemiológicas, económicas e o peso da doença em crianças a serem selecionadas sob consentimento dos pais, esperando-se que sejam abrangidas quatrocentos menores.
Segundo Tufária Mussá, investigadora sénior do Departamento de Microbiologia da (UEM), pretende-se com o estudo avaliar a presença de um vírus em crianças menores de dois anos, responsável por uma elevada carga de doenças respiratórias, principalmente em países em via de desenvolvimento.
“Com os resultados da pesquisa poderemos alertar a Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI) que o problema existe, seu peso, faixas etárias mais afectadas e a necessidade de serem providenciadas imunizantes contra a doença”, explicou.
Neste contexto, foi ministrada uma formação, entre os dias 29 e 30 de Julho, direcionada a médicos e enfermeiros dos cuidados intensivos pediátricos do HCM, de modo a dotá-los de conhecimentos para a recolha de dados e manuseamento do equipamento de testagem.
Para além de Moçambique, o estudo será realizado em mais dez países de África, Ásia, incluindo a Holanda, na Europa, e terá como grupo alvo, menores de dois anos admitidas com doença respiratória grave ou aguda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha