Armindo Tiago orienta cerimónia oficial do lançamento da APACC

 

Foi lançada oficialmente, no dia 16 de Setembro, na cidade de Maputo, a APACC. Trata-se de uma agremiação fundada por pais e amigos de crianças padecendo de cancro, ou que tenham perdido os seus filhos ou familiares devido à doença, foi uma cerimônia emocionante em que não faltou lágrimas e emoção com o depoimento de país e crianças que sofrem com a doença.
Uma agremiação composta por médicos, psicólogos, artistas, académicos, governantes, assistentes sociais entre outros estratos da sociedade e tem como objectivo gerar sinergias, com vista ao estabelecimento de mecanismos de resposta multissectorial e multidisciplinar que melhorem a qualidade de vida de menores padecendo de cancro, bem como das suas respectivas famílias.
A cerimónia do lançamento da agremiação foi dirigida pelo Ministro da Saúde Armindo Tiago, em representação da Esposa do Presidente da República Isaura Nyusi.
O Ministro na ocasião referiu que o diagnóstico tardio da doença tem sido a causa de insucessos no tratamento que, em muitas situações, têm levado a óbitos. O governante descreveu, na sua intervenção, a situação preocupante do cancro pediátrico no país e no mundo, Armindo Tiago, referiu-se a importância da recém-criada associação na complementação dos esforços do Governo na luta contra o cancro, felicitou os seus mentores e apelou às outras forças vivas da sociedade a se juntarem à causa.
Por seu turno, o Presidente da Associação, Frederico Congolo, que conta com a antiga Ministra da Saúde, Nazira Abdula, como Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, agradeceu o carinho e colaboração do Governo, tendo explicado que a APACC irá promover a coesão entre diferentes intervenientes da sociedade, para mitigar os efeitos sociais, emocionais, financeiros e culturais das doenças oncológicas que afectam menores, melhorando deste modo as chances de sobrevivência dos petizes, ainda agradeceu o Governo do Distrito de Marracuene por ter abraçado esta iniciativa disponibilizando um espaço para construção do centro de acolhimento de crianças com câncer.
Lembrar que no nosso país centenas de casos de cancro são diagnosticados anualmente e a maioria das crianças abandona o tratamento devido à falta de condições para fazer face aos custos do tratamento e acabam perdendo a vida.
Testemunharam o lançamento oficial da Associação de Pais e Amigos da Criança com Cancro (APACC), governantes e representantes de diversos sectores da sociedade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol