FRELIMO interage com embaixadores acreditados em Moçambique

 

A FRELIMO manteve, nesta quarta-feira, 16 de Novembro, em Maputo, encontros de cortesia separados com diferentes embaixadores acreditados em Moçambique, tendo em vista a solidificação das relações de cooperação, amizade e irmandade, existentes entre os países e povos.
Trata-se dos embaixadores da República Federativa da Rússia, Alexander Súrikov, da República do Rwanda, Claude Nikobisanzwe, do Timor Leste, Francisco Miranda Branco, da Líbia, Selen M. M. Elbuasishi, e da Organização para a Libertação da Palestina, Fayez Abdul Jawad.
O Secretário-geral da FRELIMO, Roque Silva, que os recebeu em encontros de cortesia por eles solicitados, disse ter sido uma oportunidade soberana para tratar vários assuntos de interesse mútuo, com enfoque para a conjuntura internacional, os desafios de combate ao terrorismo o impacto da Covid 19, desastres naturais e Guerra Rússia Ucrânia na vida das populações em todo o mundo dentre outros.
Segundo o Secretário-geral da FRELIMO, é preocupação comum, a necessidade de restauração da paz no mundo, de modo a dar espaço a continuidade do desenvolvimento das economias dos países.
No encontro com o diplomata Russo, Alexander Súrikov, Roque Silva disse que, de uma maneira geral, recebeu informação relativa ao actual conflito, envolvendo este país e a Ucrânia, tendo aproveitado a oportunidade para reafirmar a visão do Governo de Moçambique assente numa solução baseada no diálogo.
Disse ter aproveitado o encontro com o Embaixador de Ruanda para enaltecer o papel das tropas daquele país no apoio à estabilização da situação militar nas zonas afectadas pelo terrorismo agradecendo em nome dos membros e simpatizantes da FRELIMO ao povo e Governo do Ruanda pelo apoio.
Destacou também a solidariedade da FRELIMO e de Moçambique sempre presente em relação a causa Palestina no conflito que lhes é movido por Israel, tendo dito que a FRELIMO sempre estará lado a lado com a OLP nesta luta.
Referiu-se a vontade da FRELIMO, expressa no encontro com o Embaixador da Líbia em ver aquele país livre do conflito militar e de qualquer natureza, de modo a voltar a colocar as riquezas abundantes naquele país irmão ao serviço da melhoria da qualidade de vida do seu povo, num país que já foi uma referência em matéria de desenvolvimento em África.
Destacou os laços históricos de irmandade que unem Moçambique e Timor Leste no encontro com o embaixador daquele país.
No geral os diplomatas saudaram à FRELIMO e as suas lideranças pelo sucesso do 12º Congresso, tendo encorajado aos moçambicanos a continuar a encarar com determinação os desafios da luta contra o terrorismo e pelo desenvolvimento do país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol