Moçambique inicia com a administração da segunda dose da vacina contra covid-19

 

Arrancou nesta Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022, a administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19, aos adolescentes dos 12 aos 17 anos, que receberam a primeira dose, no período de 27 de Setembro a 12 de Outubro últimos.
O facto foi tornado público em Maputo, pelo Director Nacional de Saúde Pública, no Ministério da Saúde (MISAU), Dr. Quinhas Fernandes, em conferência de imprensa convocada para o efeito.
“O intervalo entre as doses da vacina que estamos a administrar é de 4 a 8 semanas. Por isso, está marcada a segunda dose para os adolescentes dos 12 aos 17 anos, entre os dias 14 a 25 de Novembro corrente”, referiu Quinhas Fernandes, esclarecendo depois que tendo em conta a especificidade do público-alvo e o período em que tal irá acontecer, o processo foi devidamente coordenado com o sector da educação.
“Estas datas foram coordenadas com o Ministério da Educação, de modo a não perturbar o calendário das avaliações e exames finais do ensino primário e secundário geral”.
Os adolescentes que vão receber a segunda dose, são os mesmos cerca de 4.790.000 que receberam a primeira dose. Quinhas Fernandes lembrou que a vacina (Pfizer) que o sector está a usar nos adolescentes dos 12 aos 17 anos deve ser aplicada em duas doses e que a protecção contra a doença grave e morte pela COVID-19 só é efectiva naquelas pessoas que receberem as duas doses da vacina.
“Assim, é muito importante que todos aqueles que fizeram a primeira dose apanhem a segunda dose”- alertou.
Para a realização do processo de vacinação (duas doses), o Ministério da Saúde mobilizou de parceiros, cerca de 7 milhões de dólares (3.5 milhões por cada ronda). Tal como na primeira dose, a implementação da segunda prevê a vacinação nas escolas como estratégia primária de vacinação; vacinação em postos fixos de vacinação nas unidades sanitárias; e em forma de brigadas móveis nas comunidades. O processo vai contar com pouco mais de 3.200 equipas vacinadoras em todo país.
4.790.035 adolescentes receberam a primeira dose dos 4.801.544 previstos
A conferência de imprensa desta Sexta-feira serviu, igualmente, para o Ministério da Saúde fazer o balanço da vacinação com a primeira dose, ocorrida de 27 de Setembro a 12 de Outubro. O balanço, para já, é positivo, de acordo com o Director Nacional de Saúde Publica.
É que, de um total de 4.801.544 adolescentes previstos para vacinar com a primeira dose, foram alcançados 4.790.035, o que corresponde a quase 100 por cento de cobertura vacinal.
Dos 4.790.035 vacinados, 2.816.393 receberam a vacina nas escolas, correspondendo a cerca de 59 por cento do total de vacinados.
“O sucesso alcançado foi motivado pelo trabalho coordenado desde a fase preparatória com o sector da Educação, Juventude e emprego e lideranças a vários níveis; colaboração dos Pais e encarregados de educação que permitiram que seus filhos fossem vacinados; entrega abnegada de equipas de saúde e dos nossos parceiros de cooperação. Queremos, portanto, agradecer a todos os intervenientes, pela sua colaboração no sucesso desta intervenção”, disse Quinhas Fernandes, reiterando que a vacina é segura e eficaz, tendo acrescentado que para o sucesso das segunda dose, será importante a colaboração dos pais e encarregados de educação, permitindo que as suas crianças vacinem; colaboração dos professores na mobilização e organização dos alunos; colaboração das autoridades locais, os líderes religiosos, políticos e todos os influenciadores de opinião.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol