Moçambique inicia com a administração da segunda dose da vacina contra covid-19

 

Arrancou nesta Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022, a administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19, aos adolescentes dos 12 aos 17 anos, que receberam a primeira dose, no período de 27 de Setembro a 12 de Outubro últimos.
O facto foi tornado público em Maputo, pelo Director Nacional de Saúde Pública, no Ministério da Saúde (MISAU), Dr. Quinhas Fernandes, em conferência de imprensa convocada para o efeito.
“O intervalo entre as doses da vacina que estamos a administrar é de 4 a 8 semanas. Por isso, está marcada a segunda dose para os adolescentes dos 12 aos 17 anos, entre os dias 14 a 25 de Novembro corrente”, referiu Quinhas Fernandes, esclarecendo depois que tendo em conta a especificidade do público-alvo e o período em que tal irá acontecer, o processo foi devidamente coordenado com o sector da educação.
“Estas datas foram coordenadas com o Ministério da Educação, de modo a não perturbar o calendário das avaliações e exames finais do ensino primário e secundário geral”.
Os adolescentes que vão receber a segunda dose, são os mesmos cerca de 4.790.000 que receberam a primeira dose. Quinhas Fernandes lembrou que a vacina (Pfizer) que o sector está a usar nos adolescentes dos 12 aos 17 anos deve ser aplicada em duas doses e que a protecção contra a doença grave e morte pela COVID-19 só é efectiva naquelas pessoas que receberem as duas doses da vacina.
“Assim, é muito importante que todos aqueles que fizeram a primeira dose apanhem a segunda dose”- alertou.
Para a realização do processo de vacinação (duas doses), o Ministério da Saúde mobilizou de parceiros, cerca de 7 milhões de dólares (3.5 milhões por cada ronda). Tal como na primeira dose, a implementação da segunda prevê a vacinação nas escolas como estratégia primária de vacinação; vacinação em postos fixos de vacinação nas unidades sanitárias; e em forma de brigadas móveis nas comunidades. O processo vai contar com pouco mais de 3.200 equipas vacinadoras em todo país.
4.790.035 adolescentes receberam a primeira dose dos 4.801.544 previstos
A conferência de imprensa desta Sexta-feira serviu, igualmente, para o Ministério da Saúde fazer o balanço da vacinação com a primeira dose, ocorrida de 27 de Setembro a 12 de Outubro. O balanço, para já, é positivo, de acordo com o Director Nacional de Saúde Publica.
É que, de um total de 4.801.544 adolescentes previstos para vacinar com a primeira dose, foram alcançados 4.790.035, o que corresponde a quase 100 por cento de cobertura vacinal.
Dos 4.790.035 vacinados, 2.816.393 receberam a vacina nas escolas, correspondendo a cerca de 59 por cento do total de vacinados.
“O sucesso alcançado foi motivado pelo trabalho coordenado desde a fase preparatória com o sector da Educação, Juventude e emprego e lideranças a vários níveis; colaboração dos Pais e encarregados de educação que permitiram que seus filhos fossem vacinados; entrega abnegada de equipas de saúde e dos nossos parceiros de cooperação. Queremos, portanto, agradecer a todos os intervenientes, pela sua colaboração no sucesso desta intervenção”, disse Quinhas Fernandes, reiterando que a vacina é segura e eficaz, tendo acrescentado que para o sucesso das segunda dose, será importante a colaboração dos pais e encarregados de educação, permitindo que as suas crianças vacinem; colaboração dos professores na mobilização e organização dos alunos; colaboração das autoridades locais, os líderes religiosos, políticos e todos os influenciadores de opinião.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM