Joaquim Chissano exige que jovens apresentem soluções para os problemas do país

O antigo Presidente da República defende que os jovens devem parar de apenas criticar e propor soluções para o bem do país. Joaquim Chissano referiu ainda que a juventude deve ser mais atrevida e confiar nas suas capacidades.

O antigo Presidente da República e Patrono da Fundação Joaquim Chissano deu, esta quinta-feira, em Maputo, uma aula de sapiência durante o Masterclass-Seasons, intitulada “liderança na prática”. Perante centenas de jovens, o antigo estadista aconselhou, mas também deixou críticas.

“Às vezes, porque Chissano disse isto, disse aquilo. É gargalhada para lá, é chacota. Em vez de se olhar para o que disse, analisar e transformar em conselho. Vocês, jovens, têm mais capacidade para fazer esse trabalho, de analisar, porque têm conhecimentos, têm meios de comunicação”, frisou.

Para o antigo Presidente da República, os jovens devem parar de depender, porque cabe a eles apresentar soluções para os problemas do país.

“Fazem-me a pergunta o que eu devo fazer. Essa vossa pergunta não é muito pertinente, porque nós lutamos para vocês poderem ir à escola e vocês voltam e perguntam a mim o que devo fazer. Sentem-se, analisem, pode ser em grupo, e vão encontrar soluções entre vocês, sem depender de ninguém. Usem os recursos que temos disponíveis ao máximo”, acrescentou.

Joaquim Chissano descreveu ainda o perfil de um líder: “Um líder deve levar a maioria, neste caso dos jovens, a reflectir em conjunto para definir o objectivo actual, ou seja, a pensar no Moçambique que nós queremos”.

Participaram no evento outros renomados oradores, nomeadamente Daniel David, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Soico e da DHD Holding, Salimo Abdula, Presidente do Conselho de Administração da Intelec Holdings, Josina Machel, activista de direitos humanos, e João Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco.

O evento acontece pela terceira vez consecutiva este ano, e é organizado pela Executive Academy, uma instituição pertencente à empresa moçambicana Executive Sales Group.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM