Vicente Joaquim orienta abertura do Dia Aberto de Pesquisa em Saúde na Cidade de Maputo

 

O Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo através do Serviço de Saúde organizou na manhã desta quinta-feira, 31 de Agosto em Maputo, o seu I Dia Aberto de Pesquisa em Saúde, um evento com o objectivo de promover e apoiar a investigação em saúde com vista a influenciar a tomada de decisão em saúde, baseada em evidências científicas.

Intervindo na cerimónia de abertura, o Secretário de Estado na Cidade de Maputo instou aos profissionais de saúde a desenvolverem mais pesquisas de modo a responder os desafios do sector.

“Encorajamos aos profissionais que ainda não desenvolvem pesquisas para que, dentro das suas diferentes áreas, realizem pesquisas internas para responder aos desafios do seu dia-a-dia e que possam aplicar as evidências científicas no fortalecimento da capacidade institucional e de liderança nas diferentes áreas de acção proporcionando deste modo melhorias nos cuidados de saúde e bem-estar da nossa população” - disse Vicente Joaquim.

Num outro desenvolvimento, o dirigente sublinhou que a meta do Governo é a descoberta de cura de várias enfermidades que apoquentam a população, mas também, a prevenção, promoção de saúde e o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população.

Por sua vez, o Presidente da Fundação Manhiça Martino Dgedge destacou que o dia Aberto de Pesquisa em Saúde, é uma oportunidade ímpar para a promoção de parcerias estratégicas com diferentes actores que possam impulsionar as actividades científicas e reforço de capacidades para a investigação clínica no país.

O Iº Dia Aberto de Pesquisa em Saúde na Cidade de Maputo decorreu sob o lema: “Promovendo a Investigação Científica para Melhoria dos Cuidados de Saúde" e, contou com a participação dos Membros do Governo, pesquisadores do sector público e privado, profissionais de saúde, parceiros, sociedade civil e demais convidados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM